Atividades Físicas

O exercício de meditação de 3 minutos que qualquer um pode fazer

É grátis, fácil e pode ser feito em qualquer lugar. Por que não tentar um pouco de meditação?

 

Em sua mesa, logo após uma reunião. No carro, enquanto você espera para pegar as crianças na escola. No sofá, depois do seu programa de TV favorito. Podemos mesmo meditar nesses poucos minutos?

Ao contrário do que muitos pensam, a meditação não precisa tomar horas do seu dia. Seja você um iniciante ou um profissional, simples técnicas de meditação de apenas 3 minutos podem te deixar se sentindo mais calmo e focado.

Na verdade, as sessões mais rápidas podem ser melhores para iniciantes. Por quê? Sua mente pode estar mais propensa a “viajar”.

Suze Yalof Schwartz, CEO e fundadora da Unplug Meditation diz: “No início será uma batalha entre pensamentos e foco. Encontrar o espaço entre os dois é o ponto ideal. Fica mais fácil a cada vez que você faz.”

 

Exercício de 3 minutos

Experimente essa técnica de meditação. Com o foco na respiração nós podemos aprender a desligar o piloto automático em que a maioria vive e obter uma visão de nossos próprios pensamentos e comportamentos.

O exercício leva apenas 3 minutos, o que facilita incluir no seu dia a dia – apenas certifique-se de que sempre esteja em um espaço silencioso e esteja confortável.

  1. Sente-se em uma cadeira (ou levante-se) e feche os olhos.
  2. Fique consciente de sua respiração e pergunte-se: “Em que estou pensando agora? Quais sentimentos eu percebo? Quais sensações corporais posso sentir (por exemplo uma rigidez no pescoço)? Não tente mudar nada, apenas torne-se consciente das sensações e depois deixe-as ir.
  3. Mantenha seu foco em respirar pelo abdômen, expandindo-o ao inspirar e retraindo-o ao expirar.
  4. Lentamente mexa os dedos das mãos e dos pés, abra seus olhos e continue seu dia, renovado!

 

Exercício de respiração

Como bom ‘advogado’ de práticas comprovadas para melhorar o bem-estar, o Vigilantes do Peso é a favor de técnicas de meditação e relaxamento. Por isso, aqui está um rápido exercício de respiração que você pode tentar sempre que quiser.

  1. Sente-se confortavelmente com os olhos fechados. Inspire profunda e lentamente pelas narinas, segure por dois segundos e então expire lentamente pela boca.
  2. Sintonize seu corpo. Observe como ele se sente. Relaxe todas as áreas tensas e apenas respire.
  3. Preste atenção à sua respiração, conforme ela flui naturalmente para dentro e para fora. Observe seu peito subindo e descendo, o ar passando por suas narinas e o som que ele faz enquanto você expira.
  4. Observe se sua mente “viaja”. É normal se distrair com pensamentos dispersos, mas quando você os notar, volte gentilmente seu foco para a respiração.
  5. Respire atentamente por alguns minutos. Lentamente volte seu foco para todo o corpo, relaxando cada vez mais. Então, abra seus olhos e reserve um momento para apreciar a si mesmo por ter feito este exercício.

 

Para melhorar a atenção plena (mindfulness) e o bem-estar geral, faça essa técnica de respiração pelo menos três vezes por semana, mesmo que por alguns minutos.