Dicas E Artigos

Dormir x Descansar

Pessoas felizes fazem escolhas mais saudáveis.

Apesar de igualmente importantes para o nosso bem-estar, as duas práticas são parecidas, mas não são a mesma coisa. Entenda!

Uma boa noite de sono é fundamental para repor energias, manter o funcionamento saudável do organismo e para a manutenção do peso. Já o descanso ajuda no combate ao estresse, ansiedade e cansaço crônico.

Existem muitas maneiras de descansar – em momentos diferentes do dia, você não precisa se restringir ao período da noite! Dessa forma terá um dia a dia mais tranquilo e produtivo.

As diferenças

Apesar de ambos serem momentos de relaxamento, cada um dos estados tem características específicas. O descanso é um momento de inatividade corporal que gera redução da intensidade das funções corporais. Já o sono se dá quando o nosso corpo desliga de maneira muito mais radical, com funções e movimentos mais fracos e respiração mais lenta.

Atualmente, é comum que as preocupações e agitações sejam levadas para a cama. Nesse momento é fácil perceber que dormir não significa necessariamente descansar. Nosso cérebro parece não desligar e continua pensando, planejando e questionando. O sono se torna agitado, você parece trabalhar durante os sonhos e acorda ainda cansado.

A noite ideal

Os dias são agitados e você não tem muitas pausas para descansar? Então tente compensar isso com uma boa noite de sono. Isso pode ser feito de diversas maneiras e, por isso, separamos algumas dicas para tornar sua experiência noturna ainda melhor:

1.    Um quarto pouco iluminado, com temperatura agradável, é um ótimo começo;

2.    Nada de televisão, computador, rádio ou celular ligados;

3.    Evite ir para a cama de barriga muito cheia ou muito vazia. Beber café e outras bebidas estimulantes também não é recomendado;

4.    Não faça exercícios pouco tempo antes de dormir;

5.    Acerte seu ‘relógio interno’: tente deita-se e levantar-se na mesma hora todos os dias;

6.    Beber um chá relaxante, alongar-se e meditar alguns minutos antes de deitar são boas práticas que podem trazer um sono mais tranquilo.