Bem-Estar
Ciclo do sono: sem ele, sua vida pode virar uma bagunça
Publicado 14 de Fevereiro, 2022

O ser humano vivencia quatro etapas do sono que evoluem ao longo da noite e permitem que o nosso corpo e mente descanse

O ciclo do sono é essencial para a nossa recuperação corporal e mental. As fases que a gente vivencia ao dormir nos ajudam a relaxar e repor energias, além de auxiliar na consolidação da memória.

Neste artigo, explicaremos tudo sobre as etapas do sono, quanto tempo elas duram, quais são as características de cada uma e qual é a ordem delas para que você consiga criar uma rotina saudável de sono.

O que é ciclo do sono

O ciclo do sono é composto por fases que começam na hora em que adormecemos e vão evoluindo até que a gente entre no estágio REM (Rapid Eyes Moviment). Nessa etapa, o corpo relaxa e a atividade cerebral aumenta.

O nosso sono varia entre o Não REM, sono leve e profundo, e REM. Essa última é uma das etapas mais difíceis de serem atingidas, até porque ela é a mais profunda (e a mais importante).

Quanto tempo dura o ciclo do sono

Apenas um ciclo dura entre 90 e 110 minutos e acontece entre 3 e 6 vezes por noite. Pessoas entre 18 e 65 anos de idade, adultos, têm entre 4 e 5 ciclos por noite. Juntos, eles totalizam, em média, 8 horas de sono, ou seja, o ideal!

A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos uniu 320 estudos falando sobre o tempo de sono nas diferentes faixas etárias. A instituição chegou à conclusão de que alguns números deveriam ser revistos.

O mais interessante nessa pesquisa, é que o tempo dos adultos não foi alterado, continua sendo entre 7 e 9 horas por noite. Esses números são baseados em ciclos do sono, porque a quantidade de vezes que os ciclos se repetem durante a noite são essenciais para o nosso descanso.

Interromper a dinâmica do nosso sono dormindo apenas 5 horas, por exemplo, não vai resultar em um bom descanso. Na verdade, você pode acordar mais cansado ainda.

As 4 fases do sono

O sono é dividido em 4 fases. Agora você deve estar se perguntando “qual é a quarta etapa?”, porque até agora falamos apenas de três: sono leve, profundo e REM.

A quarta fase está dentro do sono leve, que se chama sono leve parte dois. Veja abaixo as características de cada uma dessas etapas:

Veja também: Calculadora de Sono

Sono leve parte 1

Essa etapa do sono começa logo depois que você adormece, então ela é bem leve e dura 10 minutos mais ou menos. A fase 1 é quando a gente ainda está adormecendo e, por isso, fica fácil acordar com barulhos externos.

Essa fase é marcada pelo limite sutil entre acordado e dormindo. É muito comum que, nesta fase, o indivíduo não perceba que estava dormindo.

Uma curiosidade interessante é que é nessa fase que o nosso corpo tem aquela sensação de que está caindo.

As características desta etapa incluem respiração devagar e, como os músculos não relaxam completamente, o indivíduo ainda consegue mexer e abrir os olhos.

Sono leve, parte 2

O sono leve parte 2 é a fase em que o corpo está relaxado e dormindo, mas a mente ainda está atenta. Por isso, ainda existe a facilidade de acordar com algum barulho ou movimento.

A diferença dessa parte para a outra são os músculos, que já estão relaxados, e o tempo de duração, aproximadamente 20 minutos.

Muitas pessoas passam mais tempo nessa etapa do que nas outras. Se um indivíduo tem algum distúrbio do sono ou passou por muito estresse, por exemplo, é mais fácil passar mais de 20 minutos nessa etapa e ter dificuldade para evoluir.

Sono profundo

O sono profundo é a etapa caracterizada pelo cérebro com baixa atividade e todos os músculos relaxados. Nessa fase, o corpo fica menos sensível a barulhos, movimentos e outras interferências externas.

O sono profundo é importante porque ajuda na reparação do corpo, aqui começam a ser liberados alguns hormônios. Ele é a porta de entrada para o sono REM e dura 40 minutos, aproximadamente.

Sono REM

O sono REM dura mais ou menos 10 minutos e normalmente começa 90 minutos depois que o seu corpo adormece. Nesta fase, os olhos se movem rápido, as batidas do coração aumentam e a gente sonha.

Essa fase fica maior a cada ciclo, ela chega até 20 ou 30 minutos de duração. Neste estágio aparecem alguns distúrbios como sonambulismo e transtorno comportamental do sono REM.

Nessa fase, descansamos profundamente e liberamos hormônios importantes para o nosso corpo. No REM nós recuperamos a nossa energia, relaxamos o corpo e ainda repousamos a mente.

Ordem das fases do sono

Enquanto a gente dorme, passamos por todas as fases do sono, e algumas se repetem no mesmo ciclo.

Veja a seguir qual é a ordem em que essas fases acontecem durante o sono:

  • Sono leve
  • Sono leve parte 2
  • Sono profundo
  • Sono leve parte 2
  • Sono leve
  • REM

As etapas de sono leve, parte 1 e 2, aparecem quatro vezes em um único ciclo. Se tivermos 4 ciclos de noite, ficamos 4 horas apenas alternando entre essas duas fases, sem levar as outras em consideração.

Como garantir uma boa noite de sono

O primeiro passo é evitar interromper o seu ciclo. Para isso, você precisa dormir o tempo necessário para completar todas as etapas, sem interromper nenhuma com o despertador.

Fazer exercícios durante o dia, por pelo menos 20 minutos, ajuda a ter um sono melhor à noite. Além disso, evite fumar, a nicotina presente no cigarro é um estimulante poderoso.

Agora você já sabe o que é ciclo do sono e como as fases dele são importantes para o nosso descanso e relaxamento. Evite ficar sem dormir, isto impede seu corpo de se recuperar do esforço feito durante o dia.

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