Benefícios da água de coco: por que você deve amá-la

Saiba todos as vantagens que a água de coco pode te proporcionar

A água de coco é refrescante, saborosa e nossa aliada no verão. Muitos a associam à praia, mas, ultimamente, ela tem se tornado cada vez mais presente no cardápio diário do brasileiro.

Você conhece os benefícios da água de coco? Continue a leitura para descobrir. O WW Vigilantes do Peso selecionou os principais motivos para você adotar em sua rotina essa bebida tão saudável e refrescante.

Quais os benefícios da água de coco?

Hidratação

Um dos principais benefícios da água de coco é o seu alto poder de hidratação. Ela conta com água e eletrólitos que combatem uma possível desidratação.

Além disso, a bebida pode ser consumida durante e após os exercícios físicos, pois tem 20 vezes mais potássio, três vezes mais cloretos, quase a metade do sódio e, praticamente, a mesma quantidade de açúcares que os isotônicos.

Reduz a pressão arterial

O potássio ajuda a controlar os níveis de sódio, aumentando sua eliminação pela urina e podendo ajudar no controle da pressão arterial.

É altamente benéfica para os rins

A água de coco é considerada um diurético natural e, pela grande concentração de água em sua composição (90%), é altamente saudável para os rins. Afinal, o aumento da frequência com que urinamos ajuda a proteger o trato urinário das bactérias.

Desintoxica

Os benefícios da água de coco se dão, basicamente, por sua composição. A combinação entre seus minerais ajuda na reposição de fluídos e elimina as toxinas.

Redução de câimbras

Na composição da água de coco, encontramos cálcio, potássio e magnésio. Eles são muito importantes para o relaxamento muscular. Não é à toa que a bebida auxilia na prevenção e diminuição de câimbras.

Evita a retenção de líquidos

O consumo regular da água de coco estimula a eliminação de inchaços causados pela retenção de líquidos, já que ela possui efeito diurético.

Melhora a digestão

Como a água de coco é muito boa para hidratar e auxiliar na limpeza do esôfago, ela ajuda na digestão. Além disso, ela é importante para diminuir a azia e o refluxo, fazendo o sistema digestivo funcionar de forma mais eficiente.

Ajuda no tratamento de candidíase

A ingestão da água de coco, por causa de todos os minerais combinados em sua composição, auxilia no equilíbrio da flora vaginal e no tratamento para a candidíase.

Melhora o funcionamento do sistema nervoso

O potássio, presente na água de coco, é uma das principais substâncias que auxiliam no bom funcionamento dos neurônios.

Controla o colesterol

A água de coco auxilia no controle do colesterol alto. O consumo regular dessa bebida pode ter um efeito positivo nas placas de ateroma nas artérias, baixando os índices de colesterol e melhorando o funcionamento cardiovascular.

Nutre a pele e os cabelos

Por ser rica em antioxidantes, a água de coco elimina as toxinas do corpo e mantém a pele com aparência jovial. O líquido também é nutritivo e sua aplicação tópica ajuda no controle da oleosidade.

Quais os malefícios do consumo em excesso da água de coco?

Tudo em excesso faz mal. Então, a água de coco também tem seus malefícios. Consumida em quantidade exagerada ela pode alterar o ritmo cardíaco e causar fraqueza muscular. O efeito diurético é muito benéfico para o organismo, mas em excesso pode causar desidratação.

Qual é a melhor opção: água de coco natural ou de caixinha?

Muitos produtos industrializados possuem um índice mais elevado de sódio, além de conservantes, podendo não ser tão benéficos quanto a água de coco natural. Por isso, sempre que puder, beba a água de coco não industrializada.

Agora que você já sabe todos os benefícios da água de coco, desfrute das diversas vantagens dessa bebida!

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!