Dicas E Artigos

Os benefícios da pimenta

Saiba o que esse ingrediente pode trazer de bom para a sua saúde.

A pimenta é uma velha conhecida da cozinha brasileira e muito se fala sobre seus benefícios para a saúde e o emagrecimento. Boa parte dessas características surpreendentes acontece graças à capsaicina, responsável pela ardência da pimenta.

A substância estimula a produção de endorfina, que gera uma sensação de prazer. Tem ainda propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que limpam as células e permitem o bom funcionamento do organismo, evitando assim o acúmulo de gordura e a obesidade.

Além disso, a pimenta é rica em cálcio e vitaminas A e C e é considerada cicatrizante, antidiarreica e adstringente. Ao inclui-la no seu dia a dia, você leva sabor à mesa e também saúde!

Tipos de pimenta 

A melhor opção é sempre a caseira. Se possível, cultive em casa e consuma de uma forma mais saudável.

No mercado, busque as pimentas mais frescas. Os tipos encontrados mais facilmente são a americana (doce), cambuci, cumari, dedo-de-moça, pimenta-de-cheiro e malagueta.

Como consumir

A melhor maneira de comer a pimenta é fresca. Assim, todos os nutrientes do fruto são mantidos. Já nas versões em molho, de conservas, de geleia, páprica, desidratada e dessecada, parte dos nutrientes - especialmente as vitaminas - podem ser perdidas no processo.

Mas atenção: preze sempre pela moderação. Assim como todos os alimentos, o excesso aqui pode causar males. No caso de problemas gástricos, dobre a atenção ao inserir a pimenta em suas refeições.