Alimentação

Os benefícios do cacau

Publicado 8 de Março, 2018

Ótimo substituto do chocolate em diversas receitas, ele tem várias propriedades benéficas ao organismo. Saiba mais!

 

O cacau é um fruto tropical de uma árvore chamada Teobroma Cacao, cultivada principalmente no México, América Central e do Sul. Em seu estado natural, as sementes do cacau são extremamente amargas. Mas, após um processo que inclui fermentação e desidratação, entre outras etapas, a parte sólida é transformada em pó para ser comercializada como cacau em pó ou utilizada para a confecção de chocolate, chocolate em pó ou achocolatado.

 

Como utilizar

 

O cacau é rico em substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais. Ele pode ser utilizado para o preparo de diversas receitas, como bolos, pudins, chocolate quente e até mesmo brigadeiro.

O cacau em pó é o mais natural, não sofrendo acréscimo de outros ingredientes em sua composição, como açúcar, por exemplo. Com mais benefícios à saúde, possui mais sólidos de cacau e menos manteiga, porém é mais amargo e de sabor intenso de chocolate - muito utilizado em brownies e bolos.

Já o cacau em pó alcalinizado sofre um processo que neutraliza os seus ácidos naturais, o que faz com que tenha um sabor mais suave. Esse processo reduz os compostos antioxidantes, fazendo com que se torne menos saudável. Os dois tipos não são totalmente substituíveis entre si, já que o cacau em pó alcalinizado tem um pH neutro e é mais indicado para receitas que utilizem fermento em pó. Já o cacau em pó natural pode ser utilizado em receitas que utilizem bicarbonato, já que ele reage com a substância, fazendo com que a massa cresça mais.

 

Mas, e o chocolate?

 

O chocolate em pó possui mais manteiga de cacau, além de outros ingredientes, como açúcar e aditivos químicos. É o mais utilizado em confeitarias. Dica: olhe sempre o rótulo e dê preferência ao chocolate em pó com maior teor de cacau e menos açúcar.

Por fim, o achocolatado. Ele possui muito mais açúcar e aditivos, como aromatizantes, solubilizantes e corantes, o que faz com que não tenha muitos benefícios à saúde.