Por que você deveria dedicar um tempo ao mindfulness e começar a meditar

Por que você deveria dar mais atenção à saúde mental e oito benefícios que justificam a prática da meditação mindfulness.

 

Levante a mão se você se sente culpado por fazer muitas coisas! Da escola até o trabalho, do trabalho para a cozinha, da academia para festas de aniversário e das festas para visitas à família e amigos – há muito o que se encaixar em nossos horários. Algumas coisas apenas precisam ser feitas e ponto, sem dúvidas. Mas, e o resto? É importante aprender a dizer “não” (e aprender a não se sentir culpado por isso) e tirar um tempo para si mesmo.

Uma coisa para a qual você deve dizer “sim” é o mindfulness (ou atenção plena). Foi cientificamente comprovado que ele melhora nossa saúde mental e física. Além disso, irá te ajudar a parar, respirar e voltar a si mesmo. Mesmo que você tenha poucos minutos!

 

Se você precisa de mais motivos, aí vão oito que irão te convencer a começar hoje mesmo a meditar e separar um tempinho para o autocuidado.

 

1. Pode diminuir a ansiedade e a depressão

Uma análise de 2014 sobre os efeitos dos programas de meditação encontrou evidências de uma diminuição da ansiedade e da depressão em ensaios clínicos envolvendo 3.515 participantes. De acordo com Jeffrey B. Rubin (PhD, psicoterapeuta e professor de meditação), a meditação nos fornece “uma maior capacidade de conviver com e através de uma gama mais ampla de sentimentos, sem julgá-los, internalizá-los ou projetá-los em outras pessoas.” Em outras palavras, isso te dá uma mente mais equilibrada durante a meditação e fora dela.

 

2. Pode reduzir sua pressão, especialmente se já estiver alta

A meditação reduziu a pressão arterial dos participantes de um estudo em 2009, particularmente daqueles com risco de desenvolver pressão alta. Os resultados foram publicados no American Journal of Hypertension. Por causa deste e de outros estudos, a American Heart Association divulgou uma declaração científica em 2017 dizendo que “a meditação reduz modestamente a pressão arterial”.

 

3. Pode melhorar o foco e a concentração

A meditação consciente muda a maneira como você experimenta os momentos da vida. Por causa desse efeito positivo na atenção, especula-se que a meditação pode facilitar até mesmo dietas e exercícios. Por exemplo, para monitorar, você precisa entender o que está acontecendo e depois registrar o que está fazendo. Fazer isso por um longo período pode esgotar sua atenção, mas as práticas de mindfulness podem te ajudar a se manter forte, para que possa permanecer melhor na jornada.

 

4. Pode minimizar o estresse

As práticas de mindfulness podem te dar uma dose extra da resiliência necessária para passar por um período complicado. Como nós nem sempre sabemos o que iremos enfrentar diante de uma situação de estresse, a meditação diária é essencial. Se fizermos isso regularmente, estaremos mais preparados para qualquer coisa que aparecer em nosso caminho.

 

5. Pode te ajudar a sentir menos dor

Em 2016, foi publicado um estudo no Journal of Neuroscience onde pesquisadores descobriram que a meditação pode ajudar a diminuir a dor. Enquanto esse estudo envolveu uma dor simulada com voluntários em laboratórios, outros pesquisadores estudaram o efeito da meditação em pacientes reais com condições específicas que causam dor. Um estudo de 2016, publicado no Journal of the American Medical Association, sobre pacientes com dores crônicas na lombar indicaram que a meditação pode levar a uma melhora maior do que os cuidados regulares. Outro estudo publicado no jornal Headache descobriu que a meditação também pode reduzir a enxaqueca.

 

6. Pode te ajudar a se recuperar mais rapidamente

Solavancos na estrada são inevitáveis, independentemente de quais sejam seus objetivos de vida ou bem-estar. A prática de mindfulness pode diminuir o quanto você é duro consigo. Ter paciência e autocompaixão em relação aos seus esforços permitirá que você siga em frente e volte aos trilhos.

 

7. Pode te tornar um parceiro melhor

Especialistas sugerem que a meditação melhora sua atenção em geral. Em um contexto de relacionamento, portanto, isso pode melhorar sua atenção ao seu parceiro e fazer com que sua relação disfrute dos benefícios desse comportamento.

 

8. Pode ficar cada vez mais fácil de praticar

O compromisso é relativamente pequeno. Quanto mais você fizer meditação, mais você irá se beneficiar e se acostumar com o processo. Apenas alguns minutos ao dia podem ajudar e provocar transformações positivas em sua rotina.