Foto de Flan de Café com Amêndoas por WW

Flan de Café com Amêndoas

8
7
7
Valor de PontosSmart por porção
Tempo Total
1 h 30 min
Preparo
1 h 30 min
Porções
4
Dificuldade
Fácil
Receita da nossa Coleção +leve - livros de receitas. Livro Sobremesas

Ingredientes

Açúcar

xíc.

Água

237 ml

Água quente

3 C.S.

Creme de leite light

½ xíc.

Leite desnatado

½ xíc.

Café espresso, instantâneo, em pó

2 c.c.

Ovo cru

2 unid.

Essência de amêndoa

¼ c.c.

Canela em pó

1 pitada(s)

Amêndoas

2 C.S.

Instruções

  1. Preaqueça o forno a 160 °C.
  2. Em uma panela pequena, junte 1/3 de xíc. de açúcar e água. Cozinhe sobre fogo médio, mexendo ocasionalmente, até que o açúcar se dissolva; deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe sem mexer, escovando as bordas da panela com um pincel de cozinha umedecido com água fria nos primeiros minutos de cozimento. Continue cozinhando, girando a panela, até que o caramelo esteja com uma cor âmbar escuro, por cerca de 6-8 minutos. Imediatamente despeje igualmente a calda nos ramekins; gire-os para cobrir os fundos e metade da altura das laterais. Refrigere por cerca de 10 minutos.
  3. Enquanto isso, misture o creme de leite com o leite. Em uma panela média, aqueça a mistura de creme de leite e adicione o espresso até que se formem bolhas ao redor da panela. Em uma tigela média misture os ovos, o restante do açúcar, o extrato de amêndoas, e a canela . Retire a panela do fogo; aos poucos, incorpore a mistura de creme de leite na mistura de ovo. Retorne a mistura à panela e cozinhe sobre fogo médio, mexendo constantemente, até engrossar, por cerca de 3 minutos. Passe o creme por uma peneira, despejando-o em uma tigela média.
  4. Para servir, passe uma faca fina pelas bordas do ramekin. Em um prato, vire o ramekin; com uma colher, raspe a calda sobre os flans. Por cima, adicione as amêndoas.