Atividades Físicas

Por que alguns exercícios fazem você se sentir enjoado

A náusea induzida pelo exercício é normal. Descubra como evitá-la.

 

É hora de fazer seus exercícios e você está pronto. Você anotou na sua agenda, separou suas roupas novas e está otimista para começar. Então por que você está se sentindo mal de repente, depois de apenas alguns minutos de exercício?

Antes de tudo, saiba que isso não se trata apenas do seu nível de condicionamento físico. Sentir enjoo durante os treinos é comum e pode ser descrito como “náusea induzida por exercícios”.

O que acontece é o seguinte: conforme você se exercita, seu corpo desvia o sangue do estômago e o leva para os músculos e para a pele. “Durante o exercício, até 80% do nosso fluxo sanguíneo vai para os músculos esqueléticos ativos e para a pele - e é desviado de áreas como o abdômen”, diz Tamara Hew-Butler, Professora de Ciência do Exercício na Oakland University, nos EUA. Para algumas pessoas, essa falta de fluxo sanguíneo pode resultar em enjoo. 

Felizmente você pode minimizar ou eliminar essa sensação ajustando alguns elementos da sua rotina.
 

O que pode provocar a náusea induzida por exercícios

 

Quanto tempo você se alimentou antes de se exercitar


Um culpado comum é comer muito perto da hora do seu treino. Na verdade, isso é algo individual. Algumas pessoas podem comer imediatamente antes e não ter problemas. Mas as pessoas precisam experimentar diferentes tipos de alimentos e horários antes dos exercícios para evitar os enjoos.

Quanto aos lanches durante o treino, a menos que você esteja se exercitando por mais de duas horas, não é preciso se alimentar para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

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Beber muita água durante o exercício
 

Depois de tudo que você já ouviu sobre “beber mais água”, foi descoberto que a hidratação em excesso pode causar alguns problemas. Beber água demais pode causar inchaço no cérebro - e quando há alguma alteração no cérebro, um dos primeiros sinais é o enjoo e/ou vômito.

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No entanto, a solução é fácil: você deve beber água quando estiver com sede. “Temos um mecanismo muito desenvolvido para manter a hidratação adequada, que se chama: sede”. Ao se hidratar adequadamente antes de começar os exercícios - e treinar por apenas uma hora - não é preciso nenhum líquido, mesmo que esteja muito quente.
 

A intensidade do seu treino

 

Se você for aquele tipo de pessoa que se exercita pensando em “tudo ou nada”, acalme-se. Se você está apenas começando e não está acostumado com a atividade, poderá se sentir enjoado no início. 

“Andar na intensidade máxima em uma bicicleta ergométrica por apenas 30 segundos é o suficiente para deixar muitas pessoas enjoadas. O que deve ser feito é aumentar gradualmente a duração e a intensidade da atividade.” 

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Se, por outro lado, um colega de treino ou seu personal estiver te motivando para além dos seus limites, peça para reduzir um pouco da próxima vez - ou considere encontrar alguém que esteja em um nível de condicionamento físico semelhante ao seu.

No final, descobrir o que está causando sua náusea induzida por exercícios é um processo de autoexperimentação. “Você tem que descobrir o que seu corpo aguenta, o que o faz se sentir mal e o que o faz sentir melhor.”