Bem-Estar

7 dicas rápidas para conter a ansiedade

Será que, se você pudesse eliminar a ansiedade para sempre, realmente deveria fazê-lo? 

 

Passeie pelo corredor de autoajuda de uma livraria e você verá vários títulos como "Reduza o estresse" ou "Pare de se preocupar agora!". Mas a resposta para essa questão, de acordo com alguns psicólogos, é: não! Um pouco de ansiedade pode ajudar a melhorar seu desempenho durante certas tarefas, de acordo com um estudo de 2016 da revista Social Psychological and Personality Science. "Algum estresse ajuda a revigorar", diz Mary Alvord, PhD, professora de psiquiatria e ciências do comportamento na Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade George Washington. "Isso ajuda a aguçar nossas mentes e nos ajuda a pensar com clareza."

O problema é quando nos sentimos sobrecarregados. Quando a ansiedade se torna crônica, pode causar problemas psicológicos e até físicos, como dores de cabeça e estômago. Por isso, quando se sentir muito ansioso, experimente essas dicas rápidas para aliviar a tensão. 

1. Festa no banheiro

Nada como um banho relaxante. A água na temperatura ideal e você relaxado. Pra melhorar, faça isso ao som da sua playlist mais animada, recheada de músicas favoritas e alto-astral. 

2. Pratique exercícios respiratórios

Inspire, expire. Existem diversos exercícios simples e rápidos de respiração que podem ajudar você a se acalmar. E isso pode servir, inclusive, como uma introdução à meditação. 

3. Encontre uma distração

Não faltam opções: veja uma série engraçada, dê o play naquele filme que sempre quis ver, brinque com seus filhos, faça a lista das compras da semana... Aproveite para concentrar sua atenção em alguma outra coisa útil e esqueça a ansiedade em minutos. 

4. Concentre-se em 5 coisas ao seu redor

Essa opção é uma variação da anterior. Se você não encontrou uma tarefa para fazer, olhe em volta e busque algo para se concentrar. O barulho dos pássaros lá fora, os passos de alguém andando por perto, seu colega de trabalho digitando algo importante na mesa ao lado. Não precisa ser nada especial ou importante, só algo que te ajude a 'esvaziar' a mente nesse momento.

5. Fale com seu melhor amigo

Sabe aquela pessoa que te entende como niguém no mundo? Ela pode te ajudar quando seu nível de estresse está nas alturas! Peque o telefone, mande uma mensagem ou ligue para bater papo por alguns minutos. 

6. Entre em contato com a natureza

Pode ser no seu jardim, mexendo em sua hortinha em casa ou em um passeio ao ar livre (quando possível). Isso pode ajudar muito a conter sua ansiedade. Humor e nível de energia automaticamente melhoram quando estamos cercados por verde e nos sentimos mais confortáveis ​​quando estamos em um ambiente natural.

7. Coloque as mãos em água fria

Pode parecer estranho, mas mergulhar as mãos em água gelada (e até jogar um pouco no rosto também) causa um estímulo sensorial que breca os sentimentos dissociativos e proporciona alívio imediato dos níveis de cortisol elevados.