Alimentação

Como fazer sopas deliciosas de quase tudo

Pegue a panela! Este passo a passo fácil sobre sopas irá aumentar seu estoque de ingredientes e diminuir o orçamento do mercado.

 

Quando combinada com pão ou salada, uma tigela caseira de sopa facilita bastante as refeições que você poderá tanto fazer hoje à noite no jantar quanto amanhã no almoço - ou até mesmo congelar em porções individuais para reaquecer quando quiser. Aqui está como montar uma sopa feita com itens da sua despensa em um piscar de olhos:

 

Etapa 1: comece com uma base.
 

A maioria das sopas é feita de caldo caseiro ou em tabletes. Você também pode começar com um cubinho e seguir as instruções da embalagem - normalmente usa-se uma proporção de um cubo de caldo para um copo de água fervente.

Quando você estiver sem caldo, pode fazer uma base de sopa saborosa com água pura. A chave é adicionar uma variedade de ingredientes com classificação alta na escala de sabores: seja generoso com vegetais aromáticos - como cebola, aipo e cenoura - se você os tiver à mão, ou adicione sabor instantâneo com molho de tomate ou uma colher de pesto. Apenas tome cuidado para não usar muita água: é fácil adicionar água ou suco de tomate para diluir a sopa muito grossa, mas pode levar horas de fervura para fazer o caminho inverso e engrossá-la.

 

Etapa 2: invada sua despensa. 
 

Embora não haja fórmula mágica, uma proporção básica de 1 xícara de líquido para ½ xícara de ingredientes sólidos é um bom ponto de partida.

Ingredientes da despensa como grão-de-bico enlatado, feijão preto, arroz e cevada secos são futuras estrelas da sopa em preparação. Misture os grãos no final do cozimento, apenas o suficiente para aquecê-los ou para os tempos de cozimento recomendados. Se você quiser adicionar macarrão à sua sopa, tudo bem. Só lembre: algumas formas de massa parecem absorver quantidades ilimitadas de líquido. Dica: para controlar o tamanho das porções, considere cozinhar a massa separadamente e apenas adicionar algumas colheres cozidas a cada porção de sopa.

Produtos frescos como batata, cebola e cenoura - que são agradáveis, mas não necessários - podem ser cozidos em sopa até ficarem macios, por cerca de 10 a 15 minutos. Já os vegetais congelados como brócolis, ervilha e pimentão não precisam descongelar antes, apenas alguns minutos no líquido fervente já são suficientes para aquecê-los. 

Conservas e vegetais escorridos, como milho e feijão verde, devem ser mexidos no final do cozimento - apenas o suficiente para aquecê-los. 

 

Etapa 3: adicione proteína extra.

 

Pique ou desfie o frango assado e adicione-o à sopa até aquecer. Camarões limpos e congelados cozinham em minutos em uma panela fervente de líquido - ainda mais rápido se já estiverem cozidos (descongele primeiro para obter a melhor textura). O mesmo vale para o peito de frango ou de peru picado cru. Tempere apenas com um pouco de sal e pimenta e cozinhe por alguns minutos até ficar cozido. E não esqueça das carnes deliciosas: peru fatiado, bacon e carne assada são todos saborosos complementos para a sopa. 

Regra prática: use menos ingredientes sólidos se preferir uma sopa mais líquida. Se preferir um ensopado, adicione mais! 

 

Passo 4: deixe-a cremosa sem o creme.


Fazer um purê com alguns dos ingredientes da sua sopa cria uma base suave e cremosa. Você pode usar um mixer ou um triturador. Apenas certifique-se de que ele esteja tocando o fundo da panela quando você o ligar, para que sua sopa não respingue por todo lado! 

 

Mais 4 maneiras de aumentar o sabor da sua sopa caseira

 

  1. Refogue no azeite: alho, gengibre, cebola e pimentão - antes de adicionar o caldo de carne e outros vegetais.
  2. Experimente variar técnicas de cozimento para manter a sopa interessante. Asse todos ou alguns dos legumes até dourar, antes de adicioná-los ao caldo, por exemplo.
  3. Invista em especiarias. Mas observe que as mais fortes e exóticas, como coentro ou noz-moscada, podem impactar mais o sabor final.  
  4. Dê brilho à uma sopa fervendo antes de servir e incluindo uma colher de chá de suco cítrico ou vinagre. Isso vai aprimorar todos os seus sabores.