Dicas E Artigos

Como facilitar sua vida na cozinha

Dicas para ser eficiente e não perder tempo no preparo das refeições. 

 

Cozinhar pode ser bem intimidante, se você não conhece os truques certos. Por isso, trouxemos várias formas de tornar essa tarefa menos difícil. A regra número 1 para poupar tempo na cozinha? Distribua tarefas entre os membros da família sempre que possível - seja lavar a louça, separar os ingredientes ou simplesmente colocar a mesa.

 

Cozinhe em quantidade

 

Cozinhar uma quantidade maior de pratos que possam ser armazenados é uma das maneiras mais eficientes de otimizar seu tempo na cozinha. Tudo o que você precisa é de um pouco de planejamento, algum espaço na geladeira e no congelador e algumas horas do seu dia.

  • Feijão, sopas e molhos podem ser divididos em porções menores e congelados para usar quando precisar (descongele no micro-ondas ou na geladeira, da noite para o dia).
  • Frango, carne bovina ou de porco cruas podem ser mergulhados em marinadas e congelados em sacos plásticos próprios para alimentos (evite usar esse método com peixes, a carne é muito delicada).
  • Saladas no pote são a melhor forma de preparar várias porções de uma vez. Certifique-se de colocar os ingredientes mais consistentes no fundo; grão-de-bico e outros grãos, legumes, cebola, frango desfiado e atum são capazes de resistir ao molho para salada sem problemas.

 

Refeições de forno

 

Versáteis e facilmente adaptáveis, elas exigem um mínimo de limpeza depois. As refeições de forno são a solução perfeita para noites ocupadas! Além disso, são uma excelente maneira de fazer refeições para vários dias.

  • Use um tabuleiro antiaderente (ou, melhor ainda, um tabuleiro forrado com papel-manteiga, para ter menos trabalho na hora de lavar), acrescente sua proteína preferida e complete o restante do espaço com legumes frescos.
  • Experimente peito de frango, tiras de pimentões e cebola fatiadas, temperados com cominho e pimenta.
  • Filés de salmão, batatas cortadas em cubos e brócolis podem ser assados no mesmo tabuleiro; adicione um bom jato de suco de limão antes de servir para uma refeição elegante em meia hora.

 

Prepare grãos para emergências

 

Cozinhe seus grãos preferidos em maior quantidade e congele para usar quando precisar. Congelar é melhor do que apenas deixar na geladeira, pois a maioria dos grãos após cozidos duram pouco tempo, sendo muito suscetíveis a contaminação por bactérias e fungos.

  • Espere os grãos cozidos chegarem a temperatura ambiente antes de congelar e não se esqueça de anotar a data em que você preparou.
  • Quinoa, arroz integral e feijões variados podem ser cozidos no começo da semana (ou quando você tiver um tempo sobrando) e então congelados em potes ou sacos plásticos próprios para alimentos.
  • Se você estiver se sentindo particularmente animado e organizado, macarrão cozido também pode ser congelado. Para descongelar basta adicioná-lo a uma panela com água fervendo por 30 segundos, escorrer e servir.  

 

Não tenha medo de ir às compras

 

Embora seja tentador pensar que você sempre será capaz de fazer tudo na cozinha, a verdade é que todo mundo precisa de uma mãozinha de vez em quando. Frutas e legumes pré-cortados ou congelados, molho de tomate pronto, massas pré-cozidas, arroz parboilizado, entre outras conveniências podem fazer a diferença na hora de decidir comer uma refeição feita em casa ou pedir uma pizza. Ter despensa, geladeira e congelador bem abastecidos é a melhor maneira de garantir aquela comida caseira sempre.