Dicas E Artigos

Como manter os alimentos na geladeira ou no freezer

Será que existe um jeito certo para manter os alimentos na geladeira? A resposta é sim! É preciso armazená-los de forma adequada para que se conservem por mais tempo.

 

Confira essas dicas:

 

Higienize as compras

Antes de guardar na despensa ou geladeira higienize as compras. Coloque as frutas, verduras e legumes de molho em água com hipoclorito de sódio. A cada 1 L de água adicione 1 colher de sopa de hipoclorito. Deixe de molho por 15 min. Seque bem e guarde na geladeira.

 

Folhas

Após a higienização, seque bem as folhas. Guarde as folhas em um recipiente, alternando uma camada de papel toalha e uma camada de folhas. Dessa forma, evita que elas fiquem muito úmidas e amarelam.

 

Legumes e frutas

Conserve os legumes e frutas na parte debaixo da geladeira. Se não vai utilizar um legume ou fruta por completo, embale bem ou coloque em recipientes bem fechados, evitando a entrada de ar, aumentando a sua vida útil.

 

Enlatados

Evite deixar alimentos em conserva como milho, ervilha, salada de legumes, atum e sardinha na própria lata após aberto. Transfira para um recipiente com tampa e guarde na geladeira. A lata pode enferrujar e contaminar o próprio alimento.  

 

Data de validade

Confira a data de validade dos alimentos após abertos – é diferente da validade quando fechado. Muitos produtos após abertos devem ser conservados na geladeira, mas é importante conferir a indicação do tempo de consumo na embalagem. Antes de consumir, verifique a aparência e odor. 

DICA: se você desconfia que não está próprio para consumo, provavelmente não está – descarte!

 

Temperos

Alguns temperos naturais – cebolinha, salsinha, coentro, manjericão, hortelã etc – podem estragar rapidamente, mesmo na geladeira. O ideal é picá-los e guardar em potes no congelador. 

DICA: Congele os temperos em uma forma de gelo com azeite. Retire e coloque direto na panela para seu refogado.

 

No freezer

 

Alguns alimentos e preparações podem ser congelados, mas não significa que você pode se esquecer da validade. Antes de consumí-los, preste atenção no estado da preparação. Algumas preparações como sopa e molhos, podem ser congeladas facilmente. 

 

Congelando

Para congelar legumes, o indicado é fazer o processo que chamamos de branqueamento. Você deve colocar o alimento em água fervente por 1 minuto e logo depois a panela em água fria com gelo. Dessa forma você garante que ao descongelar o legume mantenha suas características e nutrientes.  

DICA: Alguns alimentos não devem ser congelados – o congelamento pode alterar a textura, tornando-o impróprio para consumo – como: ovos inteiros, maionese, margarina, purê, creme de milho, gelatina e folhas.

 

Tirando do freezer

O descongelamento de carnes, por exemplo, deve ser feito com antecedência na geladeira. Ou seja, vai preparar um bife para o almoço? Descongele a carne na geladeira na noite anterior. E se for marinar a carne ou frango, faça na geladeira também.

 

Frutas congeladas

As frutas podem ser congeladas, mas o seu consumo após esse processo será um pouco diferente. Escolha congelar as frutas pensando na preparação que você vai fazer, como: sucos, vitaminas, sorvetes ou incorporadas na massa de bolos.