Voltar

 

Avisos de saúde

O programa de saúde e bem-estar do Vigilantes do Peso foi desenvolvido por profissionais respeitados. No entanto, o Vigilantes do Peso não é uma organização médica e não fornecemos conselhos médicos. Recomendamos fortemente que você consulte seu médico antes de iniciar qualquer programa que possa resultar em emagrecimento, ainda que emagrecimento não seja sua meta. Incentivamos você a manter seu peso dentro dos limites saudáveis recomendados e endossados pela Organização Mundial de Saúde, que é equivalente a um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 e 25,0 kg/m². No entanto, reconhecemos que o IMC é uma medida imperfeita da saúde de um indivíduo e que outros fatores podem ser um indicativo mais forte de certas situações. Você pode calcular seu IMC aqui.

Também o incentivamos a fazer checkups regulares com seu médico. O emagrecimento pode criar mudanças físicas, que devem ser monitoradas por ele. Estudos mostraram, por exemplo, que emagrecer pode agravar doenças da vesícula biliar. Emagrecimento não é recomendado a pessoas com o IMC abaixo dos limites saudáveis. O monitoramento médico é principalmente recomendado a pessoas com problemas de saúde já detectados. O programa incentiva um padrão de alimentação saudável e o desenvolvimento de hábitos para uma vida saudável; no entanto, não é recomendado para tratar qualquer doença. Além disso:

• O Vigilantes do Peso aceita indivíduos entre 13 e 17 anos de idade como Associados, desde que tenham atestado médico indicando que o IMC é 95% ou mais e recomendando uma meta de emagrecimento para 3 (três) meses. A meta de emagrecimento não será criada pela equipe do Vigilantes do Peso. No momento da adesão, pais e responsáveis devem:

- Fornecer documentação médica com permissão para seguir o programa, incluindo a porcentagem IMC atual e uma meta de emagrecimento para 3 (três) meses. Para ser um Associado, o IMC deve ser 95% ou mais. A adesão é aceita mediante apresentação de documentação médica.
- Assinar a liberação médica no momento da adesão.
- Indivíduos devem seguir as recomendações para um plano alimentar conforme citadas abaixo. Além disso, o emagrecimento deve ser constantemente monitorado para assegurar que não ocorra muito rápido.

Além disso, a taxa de perda de peso deve ser acompanhada de perto para garantir que não seja muito rápida.

• O Vigilantes do Peso proíbe a participação em seu programa de crianças abaixo de 13 anos de idade, pessoas com anorexia nervosa ou bulimia nervosa que foram diagnosticadas ou tratadas no último ano e gestantes.

• O Vigilantes do Peso também proíbe a adesão de pessoas menores de 18 anos de idade para o plano Digital, bem como o acesso às suas ferramentas online. 

• Se você estiver tratando alguma doença, tomando medicação controlada ou seguindo uma dieta terapêutica para tratar alguma doença, é importante apresentar o programa do Vigilantes do Peso para seu médico. Qualquer modificação que seu médico faça em seu plano deve ser seguida.

• O Vigilantes do Peso fornecerá uma meta de alimentação e orientações para ajustes conforme necessário para promover um peso saudável. O programa foi preparado para proporcionar um emagrecimento seguro — até 1 kg por semana (depois das três primeiras semanas). Se você emagrecer mais rápido que isso, deve rever as orientações do programa e adaptá-las, se necessário, para evitar o emagrecimento rápido. Não seguir o programa conforme preparado pode significar risco de desenvolver complicações de saúde associadas ao emagrecimento rápido.

• Recomendamos que você monitore seu peso uma vez por semana. Se seu peso ficar abaixo das recomendações de peso saudável, você deve rever as orientações do programa e adaptá-las para manter um peso saudável. O Vigilantes do Peso também recomenda que você converse com seu médico sobre suas metas. Não seguir o programa conforme preparado pode significar risco de desenvolver complicações de saúde associadas a um peso corporal baixo.

• Você não precisa estabelecer uma meta de emagrecimento para aderir ao Vigilantes do Peso. Você pode optar por manter seu peso atual enquanto desenvolve hábitos saudáveis. Aos Associados com IMC abaixo de 18,5 não será permitido estabelecer uma meta de emagrecimento.