A tapioca perfeita

A tapioca perfeita

Queimou, quebrou, não deu certo? A gente tem ótimas dicas para preparar essa iguaria brasileira de um modo delicioso!

Tapioca é uma farinha extraída do aipim (ou mandioca), que é hidratada, peneirada e, quando vai ao fogo, fica parecida com uma massa. Normalmente, ela é feita somente da goma assada com manteiga ou coco ralado. Mas hoje podemos encontrar tapioca com os mais variados recheios. O que não falta ao brasileiro é criatividade quando o assunto é comida!

Se você pretende fazer a sua tapioca em casa, siga esses passos para uma refeição ainda mais gostosa:

  • Escolha a farinha ou goma da tapioca que já venha hidratada. Algumas marcas encontradas hoje no mercado não são hidratadas e você terá muito mais trabalho para preparar.
  • Aqueça uma frigideira de aproximadamente 15 cm de diâmetro em fogo médio e peneire a goma ou espalhe uma camada fina com a ajuda de uma colher. Quanto mais fina a farinha, mais leve será a sua tapioca.
  • O ponto ideal é quando você mexer a frigideira e a tapioca se movimentar nela. Usar uma tampa de panela para abafar a tapioca pode ajudar, pois o cozimento será mais rápido e uniforme.
  • A espessura da massa fica ao gosto de cada um. Se você usar um recheio mais cremoso, deixe a massa um pouco mais grossa, para que ele não escorra.
  • 3 C.S. de goma hidratada tem 3 ProPontos. Utilize recheios de frutas como morango ou banana sem acrescentar nenhum ProPontos a mais na sua receita. Se preferir tapioca salgada, 2 C.S. de queijo cottage sem gordura e 2 fatias de peito de peru light acrescentam apena 1 ProPontos à sua tapioca.