Alimentação

Como substituir o açúcar? Descubra agora alternativas saudáveis e saborosas

Descubra como é possível ter uma alimentação mais saudável sem abrir mão daquele doce que você tanto gosta

Descubra como é possível ter uma alimentação mais saudável sem abrir mão daquele doce que você tanto gosta

O açúcar refinado é um dos ingredientes mais usados para adoçar receitas. Mas, você sabia que existem outras opções mais saudáveis que podem ser usadas como ótimas alternativas para quem aposta no bom funcionamento do organismo?

Selecionamos algumas. Umas já conhecidas, outras nem tanto, para te ajudar a preparar seu café e doces. Confira quais são e descubra que é possível comer aquele bolo delicioso sem perder o foco.

Mel

O mel é uma das alternativas para substituir o açúcar mais usado no Brasil. O gosto amistoso e a facilidade para encontrar estão entre os fatores que justificam isso..

Aposte em produtos de boa qualidade e procedência. Certifique-se de que ele seja realmente puro e não esteja misturado com açúcar ou xarope de glicose.

Xilitol

O xilitol é um adoçante natural extraído de fibras de alguns vegetais, como o milho e a ameixa. Devido ao seu alto poder de concentração, ele costuma ser bem doce. Por isso, o ideal é usar pequenas quantidades e ir testando para não exagerar.

Uma de suas vantagens é que ele pode ser consumido por diabéticos. Você pode usar para adoçar café, doces, bolos, entre uma série de alimentos.

Purê de maçã

O purê de maçã é uma alternativa econômica de substituição do açúcar. Ele funciona perfeitamente no preparo de pães, bolos e caldas de pudins. Se uma receita pede 250g de açúcar, por exemplo, é só trocar pela mesma quantidade de purê de maçã.

Lojas de produtos naturais vendem o purê já processado. Mas, a opção mais saudável é preparar em casa. Cozinhe as maçãs, amasse-as e coloque no liquidificador ou processador. Adicione algumas gotas de limão e armazene na geladeira, dentro de um pote de vidro. O purê pode ficar até duas semanas na geladeira.

Estévia

O sabor levemente amargo da estévia pode causar estranhamento no começo. Mas, a tendência é que você se acostume com ele, já que nosso paladar tem alto poder de adaptação.

Dependendo da variação do produto, ele pode adoçar até 300 vezes mais do que o açúcar, o que faz com que seja uma opção mais econômica. As versões fresca ou líquida são as mais naturais. Portanto, se for possível, opte por uma delas.

diversos substitutos do açúcar, como mel e xilitol

Purê de banana

A biomassa extraída da banana já é uma grande conhecida no universo da gastronomia vegana. Você também pode usar a fruta madura para produzir um ótimo substituto do açúcar.

Quanto mais madura a banana estiver, mais doce ela será. Para produzir o purê de banana, basta cozinhar a fruta por 5 minutos e bater no liquidificador ou processador. Armazene em pote de vidro na geladeira, por até duas semanas.

Açúcar mascavo e demerara

O açúcar mascavo é extraído do refinamento da cana-de-açúcar. Ao contrário do açúcar branco refinado, ele passa por menos processamentos e, consequentemente, possui mais nutrientes. Além disso, o açúcar mascavo possui um sabor mais característico, podendo ser percebido ao adoçar sucos, por exemplo.

Já o açúcar demerara é um meio-termo entre o açúcar mascavo e o refinado. Uma vantagem é que seu sabor não é tão característico quanto o do mascavo, o que é uma opção para quem não se adapta à versão menos refinada de açúcar.

Apesar de serem opções menos processadas e possuírem um pouco mais de nutrientes que o refinado, ambos continuam sendo açúcar e devem ser utilizados com atenção.

Açúcar de coco

O açúcar de coco é obtido da seiva do coqueiro. Ela passa por um aquecimento e, depois, é desidratada por meio do calor, o que resulta na formação de cristais muito parecidos com o açúcar cristal extraído da cana-de-açúcar.

Uma de suas vantagens é que ele possui um índice glicêmico menor em comparação com o mascavo, refinado e demerara. O açúcar de coco tem sido muito usado devido ao seu poder nutritivo.

Melado de cana

O melado de cana é um adoçante natural rico em fibras. Ele é produzido a partir da evaporação do caldo de cana ou durante a produção de rapadura. O resultado desse processo é um xarope denso.

Você pode usar o melado de cana para adoçar bebidas ou substituir o açúcar em receitas de bolos, doces, tortas, pães, entre outros alimentos. Basta tomar cuidado para usar a medida apropriada.

Gostou das dicas de como substituir o açúcar refinado no dia a dia? É importante lembrar que quem tem diabetes ou problemas renais deve seguir as instruções do médico e nutricionista para escolher a melhor opção, ok?

Se você quer adotar hábitos alimentares mais saudáveis e investir em qualidade de vida em todos os aspectos, a equipe do WW Vigilantes do Peso pode te ajudar. Conheça nossos planos e comece hoje mesmo.

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