Dicas E Artigos

VP para Veganos

Saiba mais sobre o Veganismo com o Vigilantes do Peso.

Dia 1º de novembro é comemorado o Dia Mundial do Vegano ou Dia Mundial do Veganismo. A data marca a fundação da primeira sociedade vegana do mundo, no Reino Unido.

De acordo com a Vegan Society, “o Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade, e por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente." Ou seja, o Veganismo não é apenas uma dieta, mas todo um modo de vida que se reflete não só na alimentação do indivíduo, mas também no seu modo de agir.

Veganos não apenas deixam de consumir alimentos de origem animal, mas também não compram roupas e sapatos feitos de couro ou pele de animais, produtos testados em animais, que sejam fruto da exploração humana ou animal ou que agridam ao meio ambiente de alguma forma.

Veganos x Vegetarianos

Diferente dos vegetarianos, os veganos também excluem mel, ovos, leite e derivados de sua alimentação.

E, por não consumirem alimentos de origem animal, os veganos devem ficara atentos aos seus níveis de ferro, cálcio e vitamina B12, fazendo exames periódicos e acompanhamento com médico e nutricionista.

VP e Veganismo

É perfeitamente possível aderir ao programa do Vigilantes do Peso adotando uma dieta vegana, pois privilegiamos o consumo dos Alimentos Plenos, onde estão inseridos quase todos os legumes, verduras e frutas. Também é possível adaptar receitas substituindo leite e derivados por leites e queijos vegetais enriquecidos e tofu. Inclua também uma boa variedade de castanhas, folhas verde-escuras, leguminosas e cereais na sua alimentação para garantir o consumo de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo.