Tema da semana: Volte o vídeo

Aprenda como “voltar o vídeo” pode ser uma técnica eficiente para mudar seu comportamento.

Qualquer atitude nossa tem uma história por trás e um efeito cascata. Os pensamentos que temos, os comportamentos que escolhemos e as circunstâncias à nossa volta, impactam o próximo passo que vamos dar. E uma vez que damos esse passo, novos pensamentos, comportamentos e circunstâncias vêm em seguida. Podemos usar uma técnica conhecida como “volte o vídeo” ou “rebobine a fita” para nos ajudar a refletir e mudar nosso comportamento.

Quando fazemos uma coisa que não planejamos, como gastar mais do que a nossa Cota Diária ou não fazer uma atividade física no dia, podemos voltar para entender o que nos levou a isso.

Em paralelo, quando fazemos alguma coisa que planejamos e ficamos felizes por isso, como sair para caminhar quando estamos entediados ao invés de beliscar alguma coisa, podemos voltar os passos para entender o que nos fez escolher esse caminho. Por exemplo, talvez você tenha saído para caminhar porque viu seus tênis na cozinha e isso te estimulou a sair.

Quando identificamos essas ações, pensamentos e circunstâncias que nos levaram a um comportamento que queremos mudar ou repetir, podemos criar um plano para a próxima vez. Também podemos aprender algumas lições e aplicá-las em outras situações.

 

O QUE FAZER

Da próxima vez que as coisas não saírem como esperado, refaça seus passos para entender quais ações, pensamentos e situações te levaram a sair do planejamento.

E então, faça os ajustes para deixar você mais próximo da sua meta.

 

1. Imagine um vídeo gravado...

...da situação. Na sua mente, volte o vídeo até 48 horas antes e assista a tudo o que aconteceu. Enquanto você revê os fatos, poderá identificar suas ações, quais foram as circunstâncias em que você estava e até mesmo ouvir seus pensamentos.

 

2. Determine em que ponto faria uma mudança.

O que você mudaria e em qual ponto faria isso? Por exemplo, se você acabou exagerando no almoço, você pode voltar e parar o vídeo depois do jantar da noite anterior, quando você decidiu não separar o que levaria para almoçar no trabalho no dia seguinte.

 

3. Dê play no vídeo com a sua edição.

Agora assista ao vídeo tendo regravado os fatos. Qual é a diferença agora? Com base nisso, leve em consideração o que você pode fazer de diferente da próxima vez para ajudar a criar um novo vídeo.