Dicas E Artigos

Vai um cafezinho?

Descubra todos os segredos de um bom café.

Vai um cafezinho?
Qual o segredo para um bom café? Saiba tudo sobre como comprar, fazer, guardar e saborear as muitas variedades dessa bebida.

O básico sobre os grãos


O mais importante para um café saboroso é que os grãos sejam frescos. Dizem os puristas que os grãos não moídos começam a perder o sabor em apenas uma semana; se moídos, em uma hora; e o café já pronto, em questão de minutos. Como são poucos os que têm tempo (ou disposição) de moer os grãos na hora do preparo, vale a pena saber que armazenar corretamente já é suficiente para preservar o sabor do seu café por mais tempo.

No entanto, usar grãos inteiros, comprados em algum estabelecimento com grande movimento (os grãos provavelmente serão mais frescos), e moer apenas a quantidade que for usar naquele dia é a forma mais simples de garantir um sabor rico e pleno.


Mais disposição, sem dúvida


Aquele surto de energia que toma conta do seu corpo depois que você toma café não é fruto da sua imaginação; os efeitos da cafeína são bem reais. Para a maioria das pessoas, de 200 a 300 mg por dia já é suficiente. Acima de 500 mg, você corre o risco de sofrer efeitos colaterais, como irritabilidade, insônia e dor de cabeça. A quantidade de cafeína que cada xícara lhe proporciona vai depender do tipo de café que você está bebendo e da forma como ele foi preparado. Uma xícara média de café filtrado (200 ml) contém cerca de 100 mg de cafeína; apenas 10 mg se for descafeinado. Já o expresso, embora geralmente seja servido em uma quantidade bem menor (xícara de 50 ml), contém 125 mg.


Mitos e verdades


•    Estudos recentes mostram que três copos de café descafeinado por dia ajudam a prevenir o enfraquecimento da memória. Ainda não se sabe muito bem por que, mas isso só se aplica às mulheres (que pena, rapazes!).


•    São necessários aproximadamente 50 grãos para se obter a quantidade de pó suficiente para uma única xícara de café.


•    Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior consumidor do produto.


O café no seu programa de emagrecimento


O Vigilantes do Peso não tem muitas restrições ao consumo do café; o importante é a moderação – o que vale para qualquer bebida que contenha cafeína e, aliás, para qualquer alimento. Além disso, se você está tomando algum medicamento ou toma regularmente, converse com seu médico acerca de possíveis riscos à saúde. Lembre-se também de contar as unidades ProPontos caso acrescente leite ou açúcar.


Milk shake ou café?


Obviamente, aquelas bebidas de café mais incrementadas são deliciosas — mas são também uma bomba de calorias e gordura. Ou seja: tem que saber escolher. Troque o leite integral pelo desnatado; peça sem açúcar quando for possível, ou com xarope light; dispense o chantili. Seguindo essas dicas, você consegue saborear sem problemas o prazer extra do café.

Armazenamento


Há boas e econômicas opções de moedores de grãos de café, inclusive cafeteiras com moedor embutido. Para armazenar os grãos inteiros, eleja um pote com tampa hermética (há quem sugira guardar no congelador) e você os terá por várias semanas. Se resolver seguir a sugestão de congelar os grãos, apenas se lembre de deixá-los atingir a temperatura ambiente antes de moê-los. E se tudo isso lhe parece complicação demais, há sempre a opção de comprar os grãos inteiros e pedir que sejam moídos na própria loja.