Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Unidos para combater o Diabetes!
O dia 14 de novembro foi instituído pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS), como o Dia Mundial do Diabetes.

A data foi escolhida com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, o tratamento e os efeitos dessa doença que está em crescimento alarmante no mundo

Pesquisas revelam que o emagrecimento por meio da adoção de hábitos mais saudáveis (alimentação equilibrada e prática de atividades físicas) é apontado como um dos principais métodos de prevenção e tratamento da doença (em especial, do diabetes tipo 2, por ser relacionado ao excesso de peso). A boa notícia é que o emagrecimento pode ser alcançado pelos diabéticos em programas como o do Vigilantes do Peso, que inclui incentivo à adoção de um plano alimentar saudável, prática de exercícios, mudanças comportamentais e apoio de grupo.


Os especialistas reuniram quatro fatores de risco do diabetes tipo 2. Analise se você apresenta um ou mais desses elementos e comece já a se prevenir!  

1. Um de seus familiares (irmãos ou pais) é diabético. De acordo com a Associação Americana de Diabetes, a tendência de desenvolver a doença pode ser hereditária. 

2. Você está com sobrepeso. O sobrepeso e a obesidade podem trazer riscos de diabetes tipo 2. Especialistas explicam que pessoas com maior índice de açúcar no organismo tendem a ter uma aceleração da produção de insulina, o que prejudica o funcionamento do pâncreas (que consequentemente tem função retardada com o decorrer do tempo). O acúmulo de insulina pode prejudicar os olhos, os rins, o sistema nervoso e o coração.

3. Você é sedentário. A prática regular de atividades físicas é capaz de auxiliar no processo de emagrecimento, controle e manutenção do peso saudável. Além disso, os exercícios são muito importantes para a redução e prevenção de diversas doenças e sensibilidade à insulina.

4. Você dá preferência aos grãos comuns em vez dos integrais. A alimentação rica em grãos integrais (três porções ou mais de farelo de aveia, pão integral, arroz integral, etc.) pode ajudar a moderar os níveis de glicose no organismo, de acordo com o endocrinologista e ex-presidente da American Diabetes Association, Gerald Bernstein. “A reserva deste tipo de grãos no corpo evita que você receba picos de açúcar no sangue, o que pode sobrecarregar o pâncreas”, explica.

Atenção: O Vigilantes do Peso não foi desenvolvido para diabéticos, por isso, antes de fazer sua adesão, consulte seu médico e apresente a ele os materiais do programa. Dessa forma, ele poderá adaptar nosso conteúdo ao seu tipo de tratamento.