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Pizza caseira em menos de 30 minutos
Você não precisa dizer adeus à pizza só porque está tentando emagrecer. Prepará-la em casa de forma saudável é divertido e fácil.Pizzas feitas em casa não precisam consumir todas as suas unidades ProPontos. Você vai se surpreender em ver como é fácil preparar uma. Se fizer com massa de pão sírio, naan ou bagel, não vai demorar muito. Experimente estas dicas para aproveitar ainda mais essa delícia!

Montando a pizza: a massa


1. Pare na sua pizzaria favorita e pergunte se pode comprar alguma massa pré-cozida. Assim, você vai ter massa fermentada já crescida com qualidade de restaurante – pronta para ser esticada, enrolada, coberta e assada. Você também pode comprar massa pré-assada na seção de refrigerados dos supermercados.
2. Use massa integral de pão sírio como base. Não a divida, só adicione molho e ingredientes como recheio, depois coloque para assar.
3. Parta cebola ou dentes de alho na metade e retire a polpa pastosa. Sem esta parte que arde mais, esses ingredientes são ótimos para o recheio ou o molho.
4. Faça sua própria massa integral fermentada. Para isso, experimente a seguinte receita:
Massa de Pizza Integral
ProPontos / porção: 3
Porções: 1 disco de 30 cm (8 fatias)
Tempo de preparo: 25 min
Tempo de cozimento: 15 min
Dificuldade: média
½ xíc. de água morna
1 C.S. de azeite de oliva
½ c.c. de sal
1 pacote de fermento biológico (10 g)
@ 1 xíc. de farinha de trigo integral
¾ de xíc. de farinha de trigo branca

1. Numa tigela pequena, junte a água quente, o azeite e o sal e salpique o fermento. Deixe descansar por 5 minutos. 
2. Num processador de alimentos, adicione a farinha integral e a farinha branca. Ligue o processador e vá adicionando a mistura do fermento. Antes que a massa forme uma bola, retire do processador e transfira para uma superfície levemente enfarinhada. Com as mãos, amasse até formar uma massa elástica.
3. Unte uma tigela grande com óleo em spray e coloque a massa. Tampe a tigela com papel-filme e deixe a massa crescer em um local levemente aquecido por cerca de 1 hora, até que dobre de tamanho.
4. Preaqueça o forno a 200 °C. Com auxílio de um rolo de macarrão, estique a massa até formar um disco de 30 cm de diâmetro. Unte uma assadeira redonda com óleo em spray. Arrume a massa na assadeira, cubra com o recheio desejado e asse por 12-15 minutos, até que esteja crocante e levemente dourada.
INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS (1 fatia da massa): 107 Calorias, 3 g de Proteína, 19 g de Carboidrato, 2 g de Gordura Total, 0 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 0 mg de Colesterol, 295 mg de Sódio, 2 g de Fibra, 45 mg de Cálcio.
Montando a pizza: os ingredientes do recheio
Molhos prontos para pizza geralmente são cheios de gordura e açúcar. Experimente fazer seu próprio molho em casa com tomates frescos. Você ainda pode misturar um pouco de extrato de tomate para engrossá-lo. Outra opção é adicionar alguns dos ingredientes abaixo.  De qualquer maneira, pense além da fatia grossa de mussarela. Queijo em excesso não caracteriza uma pizza, só adiciona a ela muitas calorias. Uma pizza sem queijo pode ser deliciosa, especialmente quando complementada por verduras e legumes frescos. Se você optar pelo queijo, compre um de boa qualidade e use-o com moderação.
Novas ideias para recheios de pizza:
1. Pizza de Pimentão, Queijo de Minas e Espinafre. Espalhe as folhas de espinafre sobre a massa de pizza. Coloque fatias do pimentão sobre elas e salpique pedaços de queijo de minas frescal esfarelado.
2. Pizza de Abobrinha e Presunto. Rale uma abobrinha grande e esprema para remover o excesso de umidade. Misture com cubos de presunto cozido sem gordura. Espalhe a mistura sobre a massa, cubra com parmesão ralado e asse.
3. Pizza de Folhas Verdes. Unte a massa com óleo em spray e salpique uma mistura de suas ervas secas preferidas (orégano, manjericão, alecrim). Asse até que a massa esteja dourada e crocante e cubra com uma mistura de folhas verdes de sua preferência. Regue com azeite de oliva. 
4. Pizza Jardineira. Cubra a massa com seleta de legumes congelada (já descongelada) e asse. Antes de servir, regue com vinagre balsâmico e azeite de oliva.
5. Pizza de Frango ao Barbecue. Cubra a massa com uma fina camada de molho barbecue. Salpique peito de frango cozido e desfiado, cebola roxa picada e mozarela light (opcional) e asse.
6. Pizza Havaiana. Arrume algumas fatias de abacaxi sobre a massa. Salpique um pouco de bacon magro, cebolinha verde fatiada e queijo mozarela light (opcional) e asse.
7. Pizza de Peru. Cubra a massa com fatias de tomate. Espalhe sobre elas pedaços de peito de peru bem picado. Asse. Tempere folhas de alface picadas com molho vinagrete light para salada e espalhe sobre a pizza.
8. Pizza Sobremesa. Espalhe uma fina camada de calda de chocolate ou caramelo light sobre a massa. Cubra com banana fatiada e asse. Deixe esfriar por 5 minutos antes de servir.
Bruce Weinstein e Mark Scarbrough são autores do livro The Ultimate Potato Book (sem tradução para o português).