Alimentação

Artigos

Descubra a ligação entre emagrecimento, saúde e bem-estar. Aprenda a viver melhor!

Os pães mais saudáveis
Pão francês, pão de forma, pão integral, pão sírio, ciabatta, pão italiano, pão australiano, pão de batata, pão de centeio, baguete... São tantos tipos de pães que ficamos até perdidos! Mas afinal, qual é o melhor pão?

Cada tipo de pão possui a sua particularidade no modo de preparo, seja na adição de ingredientes ou no processamento da massa. Hoje em dia é raro encontrarmos casas que produzam os seus próprios pães, embora um dia isso já tenha sido hábito. De fato, poder produzir o que se consome pode ser muito saudável, a começar pela possibilidade de escolher os ingredientes.
Porém, como grande parte das pessoas costuma comprar o “pão nosso de cada dia” na padaria ou nos mercados, vamos ao que interessa. Siga essas dicas e descubra o melhor pão perto de você.
Um pão saudável é aquele que contempla a maior parte (ou todas) das seguintes características:
•    Produzido com farinha integral (quanto mais farinha integral na composição, melhor. Apenas lembre-se de manter um consumo de água adequado ao longo do dia para garantir todos os benefícios das fibras).
•    Sem adição de açúcar
•    Pouca ou nenhuma adição de gordura
•    Baixo teor de sódio 
Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária¹:
- É considerado “alimento com quantidade elevada de sódio” aquele que possui em sua composição uma quantidade igual ou superior a 400 mg de sódio por 100 g de produto final, no caso, o pão. Ou seja, uma fatia de 25 g de pão, para ser baixo em sódio, deveria ter, no máximo, 100 mg de sódio.
•    Poucos (ou nenhum) aditivo alimentar na lista de ingredientes. Os nomes confusos (e até difíceis de pronunciar) que você encontrar são os chamados aditivos alimentares. São os conservantes, espessantes, estabilizantes, edulcorantes, corantes etc. Muitos deles servem para preservar o alimento e estender seu prazo de validade. O ideal é que o consumo desses aditivos seja limitado, então, não se esqueça disso na hora de comprar o seu pão.
Para eleger o pão saudável da padaria perto da sua casa, vai ser necessário começar a praticar a leitura de rótulos. Então, aqui estão algumas dicas para essa tarefa:
Para uma rápida avaliação do pão, você pode começar pela lista de ingredientes. Primeiro, observe o tamanho da lista de ingredientes. Quanto mais simples e reduzida, melhor. Produtos com cinco ou mais ingredientes já evidenciam o grande processamento desse alimento. Outra dica bacana de se saber, é que a lista de ingredientes sempre informa os itens em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que existe em maior quantidade no produto. Se você estiver procurando por um produto com pouca ou nenhuma adição de açúcar e encontrar esse ingrediente nas três primeiras posições, pode passar para o próximo. Pães integrais de verdade são aqueles com mais farinha integral do que farinha branca, logo, foque nos produtos em que a farinha integral seja a única ou que apareça em 1º lugar, no caso do pão.
Para entender o rótulo, também é importante notar a porção do alimento que o rótulo mostra na tabela nutricional. Os pães de forma, por exemplo, são porcionados em 50 g, o que corresponde, normalmente, a 2 fatias de pão. Se você consumir apenas uma, é só dividir as informações nutricionais por 2. Parece complicado? No VP já fazemos uma boa triagem nutricional nos produtos industrializados. Os ProPontos levam em consideração a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras totais, fibras e álcool dos alimentos e bebidas, guiando você para escolhas mais saudáveis e nutritivas. Para melhorar ainda mais as suas escolhas, siga as dicas desse artigo e descubra o melhor pão para VOCÊ.
Referências:
¹ BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução ANVISA Nº 24/2010 - DISPÕE SOBRE A OFERTA, PROPAGANDA, PUBLICIDADE, INFORMAÇÃO E OUTRAS PRÁTICAS CORRELATAS CUJO OBJETIVO SEJA A DIVULGAÇÃO E A PROMOÇÃO COMERCIAL DE ALIMENTOS CONSIDERADOS COM QUANTIDADES ELEVADAS DE AÇÚCAR, DE GORDURA SATURADA, DE GORDURA TRANS, DE SÓDIO, E DE BEBIDAS COM BAIXO TEOR NUTRICIONAL. 29 de junho de 2010. Disponível