Dicas E Artigos

Artigos

Descubra a ligação entre emagrecimento, saúde e bem-estar. Aprenda a viver melhor!

Na sintonia do Natal!
As festas de fim de ano não vão interferir no seu emagrecimento se você estiver sintonizado com seu plano!

Todo ano procuramos novas estratégias para curtir as festas de fim de ano sem abandonar nosso foco na alimentação saudável. Quem disse que para celebrar é preciso comer tudo o que está na mesa? Essa é a hora de repensar a forma de comemorar essas festividades.

Por isso, adote a atitude mais acertada: decida com antecedência como vai incluir seu plano de emagrecimento na celebração deste fim de ano e se prepare para começar o novo ano na sintonia certa para atingir sua meta.

Tempo de confraternizar.

É claro que você não precisa mudar completamente a forma como comemora as festas de fim de ano, pois elas fazem parte de uma tradição (não tem como evitá-las para o resto da vida). E depois, se você sentir que não pode participar do que mais ama, como conseguirá curtir esse momento tão especial?

Refletindo sobre isso, prepare-se: pense em coisas que você ama nessas festas que não estejam relacionadas a comida. Como você pode aproveitá-las sem perder de vista seus objetivos?

O segredo, diz Rachna D. Jain, PhD, psicóloga, é manter o foco e uma abordagem simples:"Antes de mais nada, você deve se deixar livre para decidir se quer manter ou perder peso durante as férias", sugere. Se há meses você tem se esforçado para perder peso e sabe como será difícil passar pelas festas ileso, talvez o truque seja reduzir as suas expectativas. Depois recomece a todo vapor em janeiro.

Acima de tudo, não desista. Essa é a época do ano em que é mais fácil jogar a toalha. Pense na diferença que fará a sua determinação: quando janeiro chegar, você não terá que recomeçar do zero!

Faça uma lista e use-a!

Veja em nosso site mais dicas sobre como sobreviver às festas de fim de ano. Nós perguntamos a alguns Associados o que irão fazer para manter o planejamento durante as festas. Aqui vão alguns conselhos e mais algumas dicas de Jain:

Aumente o exercício tanto quanto possível: caminhar pelo shopping para encontrar presentes, estacionar mais longe do destino, fazer uma caminhada noturna para desestressar.

Lembre-se da estratégia de questionar como se sente antes de comer: pergunte-se se está comendo porque está bravo, ansioso, solitário ou cansado – e ajuste o comportamento.

Tenha certeza de que o que come tem um sabor muito bom e de que vale a pena para você. Não coma sobremesas ou se sirva de mais comida somente porque estão disponíveis; evite beliscar o tempo todo.

Nos restaurantes self-service, avalie todas as opções antes de se servir. Escolha conscientemente o que vai pôr no prato e por quê.

Faça as escolhas uma de cada vez, um dia de cada vez... Hora por hora. E celebre cada minuto em que mantiver o foco!

          Boas festas. Divirta-se!   =D