Dicas E Artigos

Lidando com recaídas

Pessoas felizes fazem escolhas mais saudáveis

Dê um passo pra trás, reavalie e siga em frente!

Todos nós já passamos por isso. Você tem sido dedicado com a sua alimentação, fazendo escolhas mais saudáveis e até aumentou um pouco a carga de atividades físicas, mas a balança está contando uma história diferente: apesar de todos os seus esforços, você acabou ganhando um pouco de peso.

Pode parecer que o seu trabalho duro foi por nada e isso traz a tentação de jogar tudo para o alto e se afundar no chocolate. Mas contratempos são normais em qualquer jornada, inclusive na de emagrecimento.

Quando você encontra um obstáculo, como uma recaída, por exemplo, é bem fácil ser duro consigo mesmo e se encher de culpa. Muitas pessoas sentem que precisam ser rigorosas e se cobrar em excesso para se manterem motivadas. Mesmo que ser autocrítico possa funcionar durante um certo tempo, se for em excesso pode causar ansiedade, queda na autoestima e na sua confiança em si mesmo. Ser legal com você mesmo em tempos de crise pode ser a chave para encontrar o caminho de volta à motivação.

Para evitar recaídas, pare, leia essas dicas e repense suas atitudes:

Procure descobrir as situações que fazem você sair do caminho saudável e tente avaliar qual é a melhor forma de lidar com elas.

Monitore seus ProPontos sempre e tente distribuí-los de forma que você se permita comer algo de que gosta muito.

Tente se manter motivado para fazer atividades físicas e não se deixe abater pela preguiça. Procure atividades prazerosas, como caminhadas, aulas de dança ou esportes como natação ou vôlei.

Cuide do seu bem-estar físico, mas não descuide da mente. Tire um tempo para cuidar de você mesmo.

Saiba que você não é o único que passa por momentos de recaída e que sempre existe uma saída. Seguindo corretamente o Programa você será capaz de alcançar os seus objetivos.