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Guia sobre as lentilhas
Lentilhas não são glamorosas, mas são deliciosas, nutritivas, cozinham rapidamente e custam pouco. O que mais você quer?

Estatísticas

As lentilhas são pequenas, mas têm grande potencial nutritivo: estão entre as melhores fontes de ferro dos alimentos in natura, são ricas em fibra, que reduz o colesterol e promove a saciedade, e são boas fontes de proteína. Além disso, fornecem grandes quantidades dos dois tipos de vitamina B e seis minerais essenciais.

Elas também rendem bastante: ½ kg de lentilhas secas/desidratadas rende 5−7 xícaras de grãos cozidos, o que mostra que até as variedades mais caras são uma barganha.

Características específicas

Embora existam lentilhas de diversas cores, as mais fáceis de ser encontradas são as marrons às vezes um pouco esverdeadas (de cor cáqui, na verdade). Há também as francesas verdes, conhecidas como Lentils du Puy, que são as mais chiques e mais caras. Existem ainda as vermelhas (mais para o tom salmão), que ficam douradas depois de cozidas. Por fim, há as lentilhas pretas, que costumam ser chamadas Beluga, por se parecerem com o caviar.

Quando for comprar lentilhas, é importante verificar se são uniformes, com a mesma cor, firmeza, leveza e secura. Se estiver comprando em armazéns que vendem em grandes quantidades (geralmente a opção mais barata), veja também se as tampas estão fechadas e se a loja tem grande movimentação de mercadorias. Esses grãos não estragam, mas os mais velhos levam mais tempo para cozinhar. Não misture os grãos mais novos com os que estão na despensa, pois os tempos de cozimento serão diferentes.

Outra dica é estocar lentilhas em local fresco e seco. Assim como o tempo, a exposição ao calor e a umidade dificultam o cozimento. Mantenha as lentilhas cozidas na geladeira por até cinco dias.

Em ação

Antes de começar, espalhe as lentilhas em uma superfície de cor clara e remova todo o cascalho, detritos ou grãos danificados. Coloque no escorredor e lave com água gelada.

Diferente da maioria dos grãos secos, as lentilhas não precisam ficar de molho em água e cozinham em pouco tempo. Se colocá-las para cozinhar quando chegar do trabalho, por exemplo, o jantar ficará pronto em menos de uma hora. O tempo de cozimento vai depender dos seus planos para os grãos (assim como o tempo de existência deles). Para a maior parte das variedades, pode levar menos de 20 minutos.

Para usar em saladas, quando é preciso manter o tamanho, comece testando o tempo de cozimento em 18 minutos e escorra assim que ficarem macias, pois, se deixá-las na água quente, podem virar mingau.

Para sopas e ensopados, cozinhe por mais 10 minutos. Para fazer purê, por mais tempo ainda. As lentilhas vermelhas, que foram descascadas, são uma variedade de mais rápido cozimento, que é feito em menos de 6−12 minutos. Não use-as em saladas: as lentilhas vermelhas ficam cremosas rapidamente, por isso, são melhores para purês e sopas.

Receitas

Experimente duas das formas simples e muito saborosas de usar esse ingrediente versátil:

1.Misture as lentilhas com os legumes disponíveis em sua cozinha, cortados em cubos pequenos. A combinação de cenouras, pimentões vermelhos ou amarelos e tomates é excelente. Você pode ainda adicionar pedaços de queijo minas e regar com molho light da sua preferência. Esse prato fica ainda melhor se incrementado com ervas frescas. Sirva quente ou frio.

2.Faça uma sopa rápida: refogue uma cebola em cubos e uma cenoura fatiada com 2 c.c. de azeite. Acrescente 4 xíc. de caldo de galinha ou de legumes, 1 xíc. de lentilhas marrons, ½ c.c. de tomilho, 1 folha de louro e pimenta moída na hora. Coloque no fogo e deixe cozinhar por 45 minutos. Remova a folha de louro e acrescente sal a gosto.