Dicas E Artigos

Exercícios físicos e saúde mental

A prática de atividades físicas faz bem à saúde física e mental.

 

Você já deve saber que exercícios promovem muitos benefícios à saúde física, como a redução dos riscos de diversas doenças e da morte precoce, além do aumento da força e da resistência muscular. O que talvez você não saiba é que as atividades físicas também têm função importante na saúde mental. A maioria dos estudos se concentra nos efeitos no combate à depressão, na redução da ansiedade e na melhora do humor.

 

Exercícios e depressão

 

Um grande número de pesquisas mostrou uma relação significativa entre a adoção de um estilo de vida mais ativo e a diminuição da depressão. O Departamento de Saúde & Recursos Humanos dos Estados Unidos diz que há fortes evidências científicas que apoiam o papel das atividades físicas na redução da depressão.

Esses benefícios para a saúde mental são observados nos praticantes das atividades aeróbicas ou de uma combinação entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos (de resistência e de flexibilidade), de três a cinco dias por semana, durante 30−60 minutos. Algumas pesquisas mostram que as atividades de nível leve a moderado também são eficazes.

Um estudo realizado em 2009 apontou que as atividades físicas produzem os mesmos efeitos antidepressivos que a psicoterapia e sugeriu que sua prática regular deve ser útil no tratamento médico da depressão.

 

Exercícios e ansiedade

 

Deixar o sedentarismo de lado também parece reduzir sintomas de emoções associadas ao estresse, como a ansiedade. A maior redução na ansiedade é observada nos indivíduos que se exercitam regularmente. O efeito da diminuição da ansiedade produzido pelo hábito de ser mais ativo tende a motivar as pessoas a continuar se empenhando na prática de exercícios de forma regular.