Dicas E Artigos

Dia do café

Para os apaixonados por café!

Dia do Café
Para algumas pessoas, o dia não começa sem ele. Hoje, 14 de abril, o Vigilantes preparou um artigo para os apaixonados por café.

shutterstock

O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, tanto pelo aroma e pelo sabor característico, quanto por seu efeito estimulante, amplamente conhecido e estudado, resultado de substâncias nele presentes, como, principalmente, a cafeína. Parte da história brasileira, seu cultivo permitiu a aceleração do desenvolvimento do país, inserindo-o no mercado internacional, e possibilitou o surgimento de cidades, dinamizando grandes centros urbanos com construções de ferrovias e atraindo grandes contingentes de imigrantes. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café e o segundo mercado consumidor.

Para o Dia do Café, comemorado em 14 de abril, o Vigilantes do Peso preparou um artigo para os curiosos dessa bebida tão adorada em todos os continentes. Expresso, coado, misturado com água, com leite ou com chantilly? Entenda a diferença entre os tipos de café e não fique perdido na hora de decidir o que tomar:

Tipos de grãos de café: Os mais famosos são os do tipo Arábica e Robusta. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), hoje em dia os grãos do tipo Arábica são os mais consumidos, mas até 2030 a produção do Robusta deve corresponder a 55% da produção mundial devido ao seu menor custo de produção em relação ao Arábica e à sua popularização sob a forma de café solúvel.

Café expresso X café coado: O expresso é produzido por uma máquina especial; e o coado, com a utilização de um filtro de papel ou de pano. Ambos são feitos com água, a aproximadamente 90 oC, mas nunca chegando ao ponto de fervura. Que diferença isso faz? O café coado permanece em contato com a água por mais tempo e, por isso, possui um sabor característico mais suave e detém maior quantidade de cafeína; já o café expresso, devido ao seu modo de preparo, possui menos cafeína, sabor mais encorpado e textura mais consistente e cremosa, além de possuir acidez mais acentuada.

Pronto para selecionar o seu favorito?

NOME kcal DESCRIÇÃO
Expresso ou curto 5 kcal/dose (25 ml a 35 ml) É mais encorpado, pois o contato com a água durante sua extração é rápido, o que faz com que seus óleos essenciais estejam mais presentes.
Ristretto 0 kcal/dose (15 ml a 20 ml) É o expresso curtíssimo. Considerado o “néctar do café”, possui sabor adocicado.
Expresso brasileiro 10 kcal/xícara de café (50 ml) O Brasil tem o padrão de 50 ml de expresso (puro café); outros países adotam, no máximo, 30 ml de café para não perder ou enfraquecer a presença dos óleos essenciais.
Expresso italiano 5 kcal/dose (25 ml a 35 ml) Consiste em uma combinação/mistura diferente: a dos grãos Robusta e Arábica, resultando em um café cremoso com corpo mais aveludado.
Café carioca 5 kcal/xícara de café (50 ml) Servido com a medida de 25 ml a    35 ml, mas diluído com água quente até completar os 50 ml.
Café longo 10 kcal/xícara de café (50 ml) Servido com a medida de 50 ml ou, em alguns casos, com a adição de água quente.
Café americano 10 kcal/xícara de 150 ml

Servido em xícaras maiores (150 ml a 180 ml), onde o café, normalmente uma dose de 50 ml, é diluído em água quente. Recebeu esse nome, pois é o típico café servido nos Estados Unidos.

Cafezinho 0 kcal/xícara de café (50 ml)

É conhecido como café coado. Muitas vezes, já é servido adoçado, mas isso não é uma regra. Trata-se de um café bem concentrado, que é filtrado e servido na xícara de 50 ml.

Mocha ou mocaccino

203 kcal/xícara de chá (240 ml) com leite integral e sem chantilly

172 kcal/xícara de chá (240 ml) com leite desnatado e sem chantilly

Feito com calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de expresso. Para servir, a apresentação pode ser dividida em três fases ou uma mistura de café com calda de chocolate e a espuma do leite por cima.
Cappuccino

65 kcal/xícara de chá (240 ml) com leite integral

35 kcal/xícara de chá (240 ml) com leite desnatado

O verdadeiro cappuccino apresenta ⅓ de expresso, ⅓ de leite vaporizado, ⅓ de espuma de leite na xícara de chá (240 ml) ou em xícaras de 150 ml a 180 ml. No Brasil, há o hábito de acrescentar canela ou chocolate em pó. A adição de 1 colher de sopa de chocolate em pó acrescenta 36 kcal à bebida.
Café latte ou média, ou café cortado

81 kcal/xícara de chá (240 ml) com leite integral

44 kcal/xícara de chá (240 ml) com leite desnatado

A bebida consiste em uma mistura de café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite por cima. Sua textura deve ser um pouco menos cremosa do que o cappuccino.
Café com leite

75 kcal/xícara de chá (240 ml) com leite integral

42 kcal/xícara de chá (240 ml) com leite desnatado

É o café coado misturado com leite aquecido ou fervido. Tradicionalmente, é servido em xícara grande com metade de café e metade de leite.

Pingado

110 kcal/copo americano (190 ml) com leite integral

61 kcal/copo americano (190 ml) com leite desnatado

Um copo de leite quente, geralmente copo americano de   190 ml, que recebe apenas “um pingo” de café. É uma bebida popular em botequins e padarias em todo o Brasil.
Macchiato

23 kcal/xícara de café (50 ml) com leite integral

13 kcal/xícara de café (50 ml) com leite desnatado

Expresso “manchado” com a espuma do leite, daí o seu nome. No Brasil, é conhecido também como “café com espuma”.
Expresso com panna

55 kcal/xícara de café (30 ml de café + aproximadamente 1 colher de sopa de creme de leite fresco batido)

Corresponde a uma dose de expresso servida comPanna (creme de leite fresco batido ou feito na coqueteleira). Como no Brasil a comercialização de creme de leite fresco é limitada, muitas cafeterias substituem aPanna por chantilly.
Café com chantilly

55 kcal/xícara de café (30 ml de café + aproximadamente 1 colher de sopa de chantilly)

Simples, mas famoso em todo o Brasil, consiste em uma dose de expresso coberta com chantilly.