Dicas E Artigos

Cuidados com o corpo no Carnaval

Pessoas felizes fazem escolhas saudáveis.

Durante o verão costumamos ficar mais tempo ao ar livre, seja na praia ou na piscina ou em outras atividades ao ar livre, como andando de bicicleta ou patins. A exposição intensa ao sol sem proteção pode fazer mal à pele e aos cabelos. Alguns cuidados básicos, como passar protetor solar e usar boné e óculos escuros parecem fáceis de fazer, mas existem outras atitudes simples que podemos tomar para não descuidar da pele e dos cabelos e mantê-los fortes, brilhantes e saudáveis.

  • Evitar a exposição ao sol no horário entre 10 e 16h é um cuidado fundamental para manter a saúde da pele durante o verão. Os raios solares podem trazer muitos problemas de pele a curto e longo prazo, como manchas, ressecamento e até câncer.
     
  • Não basta passar o protetor solar somente quando sair de casa ou chegar na praia. Ele deve ser reaplicado sempre que sair do mar ou da piscina, suar excessivamente ou a cada 2 horas de exposição ao sol, mesmo ficando debaixo do guarda-sol.
     
  • Usar boné, chapéu e roupas claras e leves é muito importante para se sentir bem em atividades ao ar livre durante o verão.
     
  • Ao voltar da praia ou da piscina tome logo um bom banho. O sal e cloro quando permanecem por muito tempo na pele e nos cabelos podem causar ressecamento, manchas e alergias.
     
  • Não prenda os cabelos molhados, pois pode haver aparecimento de caspa, enfraquecimento e queda dos fios.
     
  • Alimentos como laranja, cenoura, abóbora, beterraba, frutas vermelhas, nozes e castanhas possuem vitaminas e substâncias antioxidantes que ajudam a manter a saúde da pele e dos cabelos.
     
  • Não use maquiagem pesada se for se expor ao sol. Procure produtos aprovados por dermatologistas e que contenham filtro solar em sua composição.
     
  • Mantenha sua pele e cabelos hidratados bebendo bastante líquido e utilizando produtos hidratantes específicos. 
     
  • Utilize sempre óculos escuros com proteção contra os raios solares comprovada. O sal e o cloro também podem causar coceira, vermelhidão e alergias aos olhos, portanto após mergulhar, sempre lave os olhos com água limpa.
     
  • Aproveite a hora a mais de sol que o horário de verão proporciona para fazer mais atividades ao ar livre, como caminhadas, andar de bicicleta ou de patins.
     
  • Marque piqueniques após às 16h e desfrute de um lindo pôr-do-sol. Ir à praia no final do dia também é uma ótima experiência, pois as temperaturas estarão mais amenas e a praia mais vazia. 
     
  • Se estiver de férias junto com seus filhos, netos ou sobrinhos, aproveite para levá-los ao parque, pracinhas, brincar ao ar livre.... Criem novas brincadeiras e formas de se exercitar: pode ser um concurso de dança, uma competição de bambolê ou de pular corda, ou o que a sua criatividade imaginar! O importante é se manter ativo e aproveitar o verão! Cozinhar junto com as crianças também é uma forma de apresentar os alimentos e incluir hábitos saudáveis na infância.