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Comendo fora no Verão

Pessoas felizes fazem escolhas saudáveis.

Nos meses de Janeiro e Fevereiro muitas pessoas costumam estar de férias, seja para aproveitar o verão ou para ficar mais tempo com os filhos. Aumentam os convites para festas, churrascos, piqueniques, idas aos barzinhos e lanchonetes. As pessoas também costumam ir mais à praia ou ao clube. O cuidado com a alimentação fora de casa deve ser redobrado, tanto para manter a dieta quanto pela preocupação com a qualidade dos alimentos. 

A sua relação com a comida deve ser a mais natural possível, sem sofrimento nem privações! Você não precisa se privar do convício social nem deixar de comer fora, basta estar atento a essas dicas:

  • Na praia ou em passeios ao ar livre, procure ingerir bastante líquido e escolha sempre comer frutas, legumes, sanduíches de pão integral com proteínas magras como peito de peru light ou queijo cottage. 
     
  • Pesquise o cardápio do restaurante que vai visitar e procure optar pelas carnes grelhadas, legumes cozidos, arroz ou massa integrais e molhos leves, como os à base de tomate ou legumes, iogurte natural ou ervas.
     
  • Evite frituras, alimentos gordurosos ou com excesso de sal, principalmente se for fazer alguma atividade ao ar livre. O organismo demora para digerir esses tipos de alimentos e você pode ficar desidratado ou sentir-se mal.
     
  • Receba seus amigos em casa com petiscos saudáveis e refrescantes: tiras de cenoura e aipo com molhos à base de iogurte natural ou queijo cottage e ervas, espetinhos de frutas variadas, água aromatizada com limão e hortelã, queijo branco e tomate cereja temperados com manjericão. Use a sua criatividade!
     
  • Evite fazer atividades físicas prolongadas exposto ao sol e nunca permaneça muito tempo em jejum ou sem beber água. Você pode ficar desidratado, sentir tonturas, dores nos olhos e na cabeça e até sofrer algum tipo de acidente.
     
  • Aproveite as frutas e legumes da estação! Além de estarem com um preço mais baixo, durante o verão encontramos frutas e legumes ricos em água, que irão ajudar a te manter mais hidratado e saudável: abacaxi, acerola, ameixa, coco verde, laranja pera, manga, melancia, melão, pêssego, uva, pepino, tomate, rabanete e aipo.