Dicas e Artigos

Descubra a ligação entre emagrecimento, saúde e bem-estar. Aprenda a viver melhor!

Benefícios da sopa
Muitas dietas estão atreladas às sopas. Sem dúvida, elas são uma boa opção para o consumo de verduras e legumes, pois são ricas em vitaminas, minerais e também em água.

sopa

Além disso, possuem baixo valor calórico e aquecem o corpo nos dias frios. Apesar de leves têm o poder de deixar o corpo saciado por mais tempo.

A sopa também pode ser muito saborosa. As preparações ideais devem conter no máximo dois vegetais. Assim, é possível sentir o sabor de cada um. De preferência, escolha combinações que se complementem, mas cuidado com os outros ingredientes. Uma sopa ideal e saborosa só precisa de legumes, azeite, sal e temperos, como cebola, alho, pimenta e ervas frescas. Nada de manteiga, leite, creme de leite e queijos ralados. Esses ingredientes são ricos em gordura e disfarçam o verdadeiro sabor dos ingredientes principais da sopa, as verduras. Se preferir uma sopa mais cremosa, escolha legumes, como batata, batata-doce, inhame e abóbora e bata uma parte ou amasse um pouco antes de servir.

Quando cozinhamos esses alimentos, geralmente descartamos a água do cozimento e com ela também são perdidos boa parte dos nutrientes antes presentes. Na sopa, consumimos a água do cozimento e, por isso, aproveitamos melhor os nutrientes dos vegetais. Pode ser uma entrada ou até mesmo um prato principal. Se servir como entrada, prepare uma só com verduras e legumes. Já uma sopa servida como prato principal, além dos vegetais, pode conter macarrão, feijão e até mesmo uma fonte de proteína, como carne e frango.

Não tem mistério! É fácil, rápido, saboroso e, o melhor de tudo, saudável. Experimente fazer!