Bem-Estar

5 maneiras de transformar um dia ruim em um dia bom

Seus melhores planos para comer bem e ser ativo podem ser prejudicados por um dia ruim. Veja como se manter motivado e seguir em frente, mesmo quando você não estiver com vontade.

A sobrevivente do câncer de mama Cathy Leman tem um nome único para a vida depois do câncer de mama: “superação”. O objetivo é fazer tudo o que puder para se manter saudável e prosperar nos dias, semanas e meses após o tratamento. Mas Leman, um nutricionista e personal trainer em Chicago, sabe que nem sempre é fácil "superar".

“Há muitos dias em que o autocuidado pode parecer o maior desafio”, diz ela. “Mas não importa onde você esteja no espectro do câncer de mama, fazer o que puder para melhorar sua dieta e aumentar sua forma física pode ajudar a fornecer uma sensação de estar no controle, uma vez que muitas vezes sentimos que tudo o mais está fora de nosso controle”.

As diretrizes da American Cancer Society (ACS) para sobreviventes do câncer de mama incluem manter um peso saudável, permanecer ativo e comer alimentos nutritivos - todos os quais podem se tornar vítimas de um dia ruim (que pode se transformar em um monte de dias ruins). Aqui estão algumas estratégias para ajudar a mantê-lo focado no que é importante, mesmo quando seu corpo e sua mente têm outras ideias ...


1. Vá devagar, mas vá.
Apesar das recomendações da ACS e de outros para permanecer fisicamente ativo após o câncer de mama, a motivação para uma sobrevivente pode ser um desafio tão grande quanto é para alguém que nunca ficou doente - ou maior, explica Cheryl Rock, PhD, professora de medicina e saúde pública na Universidade da Califórnia, San Diego, que liderou pesquisas sobre pacientes com câncer de mama e estilo de vida. “Os sobreviventes passaram por muitas mudanças físicas e psicológicas”, diz ela. “Alguns medicamentos causam dores musculares e nas articulações e podem dificultar o início de um programa de condicionamento físico. Se alguém está se sentindo deprimido ou cansado, eles podem dizer: ‘Estou muito cansado para fazer exercícios’ ”.

James Hamrick, MD, chefe de oncologia médica e hematologia da Kaiser Permanente of Georgia em Atlanta, diz que mesmo que você esteja se sentindo exausto, “um dia no sofá é a última coisa de que você precisa”. Amarre os sapatos e saia pela porta para algum movimento, mesmo que seja lento e você não o mantenha por muito tempo. O Dr. Hamrick e Rock sugerem apenas 5 a 10 minutos de caminhada para ajudá-lo a começar.

Se precisar de incentivo, peça apoio a amigos ou familiares. Um encontro em pé com um ente querido é uma maneira simples de manter uma mentalidade ativa em destaque.

Enquanto isso, esses 10 minutos de movimento podem surpreendê-lo. “Depois de completar 10 minutos, você pode se sentir melhor e querer continuar”, diz Rock. Ela também sugere que este é um ótimo momento para retomar as atividades físicas de que você gostava antes de ficar doente. “Na minha experiência, as pessoas que descobrem o que funciona melhor para elas se saem melhor a longo prazo”, diz ela. Leia como a atividade pode fazer você se sentir melhor aqui.

2. Obtenha seu satsang.
Se você estiver se sentindo mal, para baixo ou simplesmente para mim, considere tentar alguns movimentos básicos de ioga - ou marque uma hora para tentar uma aula em um estúdio local. Você pode descobrir que a prática o ajuda a se sentir menos cansado e mais relaxado em geral. Um estudo recente da Mayo Clinic com 34 sobreviventes de câncer de mama em estágio inicial que sofriam de fadiga relacionada ao câncer durante o primeiro ano após o diagnóstico descobriu que elas experimentaram menos cansaço e uma melhor qualidade de vida após participarem de um período de 12 semanas, 3 vezes por semana, programa de DVD de ioga em casa. (O treinamento de força em DVD caseiro também produziu os mesmos benefícios.)

E um recente ensaio clínico da Ohio State University com 200 mulheres descobriu que 12 semanas de duas vezes por semana, sessões de ioga de 90 minutos ajudaram a reduzir a fadiga intensa e as dificuldades para dormir das sobreviventes do câncer de mama, que costumam ocorrer após quimioterapia e radioterapia.

“Eu vi a ioga fazer maravilhas para os sobreviventes em termos de ajudá-los a encontrar uma sensação de força que eles nunca sabiam que tinham”, diz o Dr. Hamrick. “Espero que se torne algo que você esteja ansioso para fazer. Se você gostar, você vai continuar fazendo.”

3. Encontre suas alternativas.
Um pouco de planejamento antecipado para os dias ruins pode ajudá-lo a lidar melhor com eles quando chegarem. Pense nisso como autocuidado preventivo, diz Melanie Young, autora de Getting Things Off My Chest: A Survivor’s Guide to Staying Fearless & Fabulous Face of Breast Cancer, que foi diagnosticada com câncer de mama em estágio 2A em 2009.

Para cada desejo, você pode ter que se envolver em um comportamento menos saudável - um dia deitado, um sorvete para substituir uma refeição - tenha um remédio para facilitar ao máximo a escolha da opção mais saudável. Qual é a sua receita de smoothie ideal? Qual é a sua lista de reprodução inspiradora? Quem é o seu sistema de suporte instantâneo preferido? Qual é a sua atividade "faça exercícios, mas me faça sorrir"? “Ter essas coisas prontas torna seu processo de tomada de decisão muito mais simples”, diz Young.

4. Faça uma pausa e espere um momento.
O desejo de cair em hábitos menos saudáveis ​​pode chegar muito rápido, e o impulso pode parecer uma boa ideia na hora (“Eu só preciso de uma pausa”). No entanto, ceder a esses impulsos pode se tornar uma coisa normal, diz Young, que se tornou uma treinadora de saúde certificada em 2015. Ela sugere que os momentos difíceis são os melhores para apertar conscientemente um botão de pausa no seu dia e reservar algum tempo para revisar seu plano de bem-estar, seja mentalmente ou no papel. Pode demorar apenas alguns minutos, mas pode lembrá-lo porque é tão importante. “É inteligente reservar um tempo para garantir que uma dieta ou plano de exercícios funcione bem para você”, diz ela. "Acredite em mim, fazer isso pode ajudá-lo a superar os dias sombrios."

5. Aproveite o dia seguinte.
Todo mundo tem um dia ruim. Tudo bem. A questão é quanto você permitiu que um dia ruim atrapalhasse todas as suas boas intenções de uma alimentação saudável, permanecer ativo e viver uma vida mais saudável. “Se for um dia, perdoe-se e comece forte amanhã”, diz Young. Mas se o desejo parece ter se arrastado para uma série de dias, ou se é como você se sente há algum tempo, Young sugere que você use seu sistema de apoio, incluindo profissionais médicos que possam ajudar.

“Você quer se sentir engajado, interessado em experimentar coisas novas, cozinhar novos pratos, descobrir novas maneiras de se manter ativo e desfrutar de seus entes queridos”, diz Young. “Essa é apenas a diversão de que você precisa para ser positivo e seguir em frente.” Se você não está sentindo - realmente não - então isso é mais do que apenas um dia ruim. Peça por ajuda.

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A exatidão deste artigo foi revisada em setembro de 2021 por Christi Smith, MS, CSCS, gerente associada de tradução científica da WW. A WW Science Team é um grupo dedicado de especialistas que garantem que todas as nossas soluções sejam baseadas na melhor pesquisa possível.