Histórias de sucesso
Muito além da balança
Por Bianca

Nome: Bianca
Idade: 36 anos
​Altura: 1,60 m
​Pesava: 90 kg
​Eliminou:  30,6 kg
Peso atual: 59,4 kg

Quando aderiu ao Vigilantes do Peso: Fevereiro 2015

Qual era a sua meta de peso: 63 kg

Quando atingiu a sua meta de peso: Setembro 2015

Muito além da balança

Lutei contra o sobrepeso desde sempre. Era fã da praticidade dos congelados e industrializados e nunca gostei de exercícios - quando criança não fazia nem educação física na escola. Tentei de tudo: shakes, remédios, dietas mirabolantes - nada surtiu efeito, claro.   

Minha primeira experiência com o VP foi interrompida no meio do caminho. Quando os resultados começaram a aparecer, achei que daria conta sozinha e abandonei o programa. Grande erro! Ganhei novamente os quilos perdidos e cheguei aos 90kg. Era a hora de fazer algo definitivo por minha saúde e autoestima.

Apoio foi essencial

A segunda chance que me dei no Vigilantes do Peso me mostrou o quão importante é frequentar as reuniões e como quem me cerca podia me ajudar. Retornei com a companhia da minha mãe e, juntas, tivemos grandes progressos.

Em casa, a reeducação alimentar acabou beneficiando meu marido e filha também; os dois se tornaram mais saudáveis. Perdi até o medo de cozinhar! Meu primeiro arroz integral foi péssimo, o segundo pior, o terceiro melhorou e, no mês seguinte, eu já me sentia uma verdadeira chef! A gente precisa mesmo é ser persistente e acreditar.

Mudança de pensamento

Mudar minha cultura de ‘comer fácil’ e me ‘mover pouco’ foi o maior desafio. Encontrei meu caminho seguindo os conselhos da minha Orientadora.

Aprendi a controlar a ‘fome emocional’. Tive momentos em que pensei em desistir, semanas de platô e pessimismo. Mas hoje sei que esse tipo de situação é normal. Me considero uma pessoa em luta constante contra o vício em comida e essa guerra eu ganho ao me dedicar no dia a dia.

Também não entrei na academia, isso não me deixava à vontade. Mas passei a esconder o controle remoto da TV para levantar mais do sofá, por exemplo. E, como sou professora, aproveitei a profissão para impulsionar meus movimentos diários: promovia atividades que exigiam caminhadas e corridas com os alunos e fazia questão de entregar as tarefas nas mãos de cada um, para me obrigar a andar mais em sala de aula.

Desafios e vitórias

Um dos meus maiores sonhos era comprar um jeans padrão, em alguma loja comum. Queria encontrar meu tamanho em uma liquidação e sair do lugar com a sacola na mão; não precisar encomendar uma numeração especial com vendedoras. A primeira vez em que consegui fazer uma simples compra no shopping foi um dos dias mais emocionantes dessa batalha. Pode parecer uma meta pequena – e até boba – mas significou muito para que eu seguisse em frente.

O Vigilantes do Peso é diferente de tudo que já fiz e isso se deve, principalmente, ao apoio das reuniões e o monitoramento, que sempre fiz com o aplicativo. Sem isso, eu não conseguiria continuar. E tenho muito orgulho de ter influenciado, não só minha mãe, mas algumas amigas para fazer parte do programa. Além de conseguir levar uma reunião para a minha cidade, Ibiporã (PR).

Hoje sou muito mais confiante e organizada. O programa vai muito além de uma dieta que foca em alimentação: é uma filosofia saudável. Planejo melhor minha rotina, tenho mais controle emocional e perdi até o medo de dirigir! Emagrecer com o VP, virar Associada Vitalícia e ser convidada para assumir um grupo como Orientadora mudou completamente a minha vida.