Calculadora de IMC Vigilantes do Peso

Confira aqui o seu Índice de Massa Corporal

 

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida recomendada internacionalmente para avaliação do estado nutricional de adolescentes, adultos e idosos. Ele é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como a principal referência para classificação das diferentes faixas de peso e permite estimar a massa corporal e o risco progressivo do desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis associadas ao sobrepeso e à obesidade.

No Vigilantes do Peso é possível emagrecer até 1 kg por semana e alcançar seu peso ideal de um jeito saudável.

Qual é o IMC ideal?

 

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O IMC é uma medida simples para estimar riscos à saúde relacionados ao peso e é utilizado para pessoas acima de 20 anos de idade (para menores de 20 anos é levado em consideração o sexo, a idade e o peso para determinar o IMC-por-idade).

 

Como calcular o seu IMC?

Divida seu peso (em quilos) por sua altura ao quadrado (em metros), expresso em kg/m2. Para facilitar, use a nossa calculadora!

 

Sobrepeso e obesidade

São faixas de peso acima do que a considerada saudável para uma determinada altura. Esses termos são um sinal de maior risco para certas doenças, como diabetes tipo 2 e apneia obstrutiva do sono.² Baixo peso é a faixa de peso abaixo da considerada saudável e pode indicar condições médicas subjacentes ou distúrbio alimentar e maior risco de desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

 

IMC e a jornada de perda de peso

O IMC, assim como a balança, é uma ferramenta que pode ser usada para medir as mudanças na sua composição corporal e no seu peso que podem estar relacionadas ao aumento dos riscos à sua saúde.

Quando o IMC está acima da faixa considerada saudável, a literatura científica sugere que mesmo uma perda de peso moderada pode diminuir significativamente os riscos de se desenvolver pressão arterial elevada, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, ocorrência de cânceres relacionados à obesidade e morte prematura.3,4,5 Além disso, uma redução de 5 a 10% do peso está associada a melhora da qualidade do sono, humor e disposição.6, 7

Importante: recomendamos que você defina metas, relacionadas ao peso ou não, que o conduzam a um processo para se tornar uma pessoa mais feliz e saudável.

 

1 Global Health Observatory. from http://www.who.int/gho/ncd/risk_factors/bmi_text/en/
2 Young T, Peppard PE, Gottlieb DJ. Epidemiology of obstructive sleep apnea: a population health perspective. Am J Respir Crit Care Med. 2002;165(9):1217-1239.
3 Blackburn G. Effect of degree of weight loss on health benefits. Obes Res.1995;3(2):211s-216s.
4 Jensen MD, et al. 2013 AHA/ACC/TOS guideline for the management of overweight and obesity in adults: a report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Practice Guidelines and The Obesity Society. Circulation.
5 Wolin KY, Carson K, Coldotz GA.. Obesity and Cancer. Oncologist. 2010;15:556-565.
6 Alfaris N, et al. Effects of a 2-year behavioral weight loss intervention on sleep and mood in obese individuals treated in primary care practice. Obesity. 2015;23:558-564.
7 Vincent HK, et al. Obesity and weight loss in the treatment and prevention of osteoarthritis. PM R. 2012;4 (5 Suppl): S59-S67.