Dicas E Artigos

Final de ano sem estresse

Estratégias simples que podem ajudá-lo a viver esse momento sem ansiedade.

Montar a árvore de Natal, trocar presentes, passar mais tempo com a família. Lembra de quando seu momento preferido eram as festas de fim de ano? Claro que ainda há muita diversão, mas não é difícil se sentir exausto com as longas visitas de parentes, viagens e confraternizações.

Quando você está rodeado de amigos de longa data e familiares e, especialmente, se viajou para um lugar onde passou a sua infância, podem vir à tona memórias afetivas. Isso faz com que você se desequilibre e ganhe peso, diz Miles Neale PsyD, psicoterapeuta e instrutor clínico de psicologia na Faculdade de Medicina de Cornell, nos Estados Unidos.

Todas as iguarias próprias dessa época – tentações em seu escritório ou guloseimas em festas natalinas – também podem gerar alguma ansiedade, afirma Neale. Felizmente, existem maneiras simples e conscientes de ajudá-lo.

Foque em seus 5 sentidos

Talvez você esteja atrasado para uma festa ou tentando não perder a paciência com sua tia. Quando o sentimento negativo se instalar, reserve um momento para analisar todos os seus sentidos, um por um, e se concentre no que cada um está dizendo. Qual é o cheiro do peru na cozinha, quais são as cores da decoração da casa?

Quando você se sente estressado ou ansioso, seu cérebro pode estar em um estado de superexcitação, explica Neale. Ao prestar atenção em pistas sensoriais imediatas, você provavelmente tira a atenção dos pensamentos de ansiedade ao retomar o foco no mundo ao seu redor.

Pare tudo e depois recomece mais forte

Se você estiver passando por um dia longo na casa de seus sogros ou tem centenas de cartões de Natal para enviar, inicie sua manhã com 10 minutos de meditação. Isso pode ajudá-lo a começar as tarefas com a mente e o sistema nervoso mais tranquilos. Sente-se com tranquilidade e concentre-se em sua respiração. Você pode ainda usar a ajuda de um aplicativo para meditações orientadas específicas.

Faça uma pausa na comemoração

Com tanta coisa acontecendo, fica fácil desviar-se de seus hábitos atuais para que possa participar de todos os encontros e obrigações familiares, afirma Neale. Seu conselho é: "Não abandone suas rotinas de autocuidado ou aquelas nas quais mais confia para manter-se equilibrado." Se caminha todos os dias pela manhã, continue fazendo isso mesmo se estiver visitando seus parentes. Se quiser, convide-os para ir com você. Sente-se cansado? Pelo menos uma vez por dia, concentre-se em fazer algo para agradar a si mesmo, e não a todo mundo. Ler, ir a uma aula de ioga ou fazer uma atividade que o ajude a relaxar.

Se a ansiedade piorar

Quando a ansiedade chegar ao extremo, não recomendamos técnicas de atenção plena. Nessas situações, dar uma saída para uma caminhada de 10 minutos para arejar sua cabeça provavelmente é a sua melhor opção. Na verdade, qualquer tipo de atividade física pode ajudar. "Ansiedade basicamente é muita energia acumulada em seu sistema nervoso, e sabe-se que o exercício físico ajuda a liberar energia". Se puder, saia e vá a um parque ou para um lugar com natureza: estudos anteriores da Universidade de Stanford mostram que uma dose de natureza pode te ajudar a desfocar dos problemas.