Dicas E Artigos

10 benefícios de ter animais de estimação

Ter um pet pode fazer bem à sua saúde e bem-estar! Entenda.

Fofinhos e bons companheiros, os animais de estimação conquistam seus tutores. Mas há muito mais por trás dessa história. Ter um desses em casa pode beneficiar sua saúde e bem-estar de um jeito transformador e especial.

Várias pesquisas pelo mundo já demonstraram o poder que esses “amigos” têm para melhorar nossa qualidade de vida. Veja a seguir alguns bons motivos para criar - ou continuar criando - um bichinho.

1. Redução do estresse

Experimentos nos EUA mediram os níveis de estresse em pessoas sozinhas, com seu parceiro e seu animal de estimação. Adivinha em que situação houve mais tranquilidade? A interferência positiva dos pets foi decisiva.

2. Diminuição da depressão

A tristeza vai embora quando seu cachorro ou gato está por perto. A presença do animal de estimação reduz a sensação de solidão e ansiedade. Passar uma tarde com seu pet pode melhorar seu humor consideravelmente.

3. Benefícios para o coração

E não estamos falando apenas de sentimentos! Além do amor que podemos criar por um animalzinho, pesquisas recentes descobriram que tê-los em casa pode reduzir a pressão sanguínea e o colesterol – ou seja, ajuda na prevenção contra doenças cardiovasculares.

4. Detecção de doenças

Cães podem ajudar a identificar câncer em diversas regiões do corpo através do faro! Além disso, eles também ajudam na identificação de episódios de hipoglicemia, percebendo sinais diferentes de comportamento em seu dono. É possível que eles sejam até treinados para fazer essas descobertas.

5. Emagrecimento

Passear com seu pet é um ótimo exercício! Ajuda a te manter ativo, queimar calorias e ganhar PontosFit.

6. Asma

Um estudo americano mostrou que crianças que são criadas em contato com gatos têm mais resistência ao desenvolvimento de asma. O mecanismo é o mesmo das alergias: ao conviver com o animal, o sistema imunológico fica mais forte e há menos riscos de ter o problema.

 

7. Você fica mais sociável

Seu pet ajuda você a se conectar com outras pessoas. Durante um passeio, uma pessoa começa a conversar com você sobre ele ou você mesmo resolve levá-lo em uma praça pra brincar e acaba conhecendo outros tutores. É uma ótima maneira de fazer amizades! Até na internet isso pode acontecer: muitas pessoas acabam ficando amigas de verdade em grupos que falam sobre gatos, cachorros, aves e peixinhos.

8. Autoestima

Ao sentir o carinho, o amor e a atenção do seu pet, o tutor se dá conta do quão importante é para a vida de seu animalzinho. Isso faz com que se sinta também mais importante e confiante!

9. Felicidade

Parece óbvio, mas você é mais feliz ao ter um animal de estimação. A troca de carinho entre humanos e animais tem como um dos principais efeitos o aumento da produção e liberação de serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e alegria.

10. Senso de responsabilidade

É importante lembrar que cuidar de um animal de estimação requer muita responsabilidade. A rotina envolve uma série de rituais diários e eventuais relacionados à alimentação, higiene, passeios e atenção. Assumir tais compromissos desenvolve seu lado mais responsável e pode afetar seu comprometimento em diversas outras áreas da vida.