Dicas E Artigos

Para quem deseja engravidar, a perda de peso pode trazer benefícios para a mãe e o bebê

Se você está acima do peso e planeja uma gravidez, perder alguns kilos com saúde e bem-estar pode ser uma alternativa neste momento tão importante na vida da mulher. Entenda por que perder peso pode ser uma alternativa na pré-gravidez.
Publicado 14 de Dezembro, 2022

Perder peso possui benefícios para a saúde em todas as fases da vida. Dependendo da saúde da mulher no período da pré-gravidez, o emagrecimento pode ser uma opção para se considerar.

No Brasil, 60% das mulheres estão acima do peso. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia aponta que o sobrepeso e obesidade podem ocasionar alterações hormonais, que se relacionam ao aumento das chances de uma mulher encontrar dificuldades para engravidar, ou até mesmo obter complicações durante a gestação.

“Mesmo sendo possível estar saudável enquanto tem um IMC (Índice de Massa Corpórea) elevado, manter-se acima do peso no início da gestação podem gerar algumas complicações na gravidez como pressão alta, diabetes, abortos, nascimentos prematuros e cesárea de emergência”, afirma Adrienne Gordon, professora da Universidade de Sydney, responsável por liderar o primeiro estudo clínico global, que analisa como o emagrecimento na pré-gravidez beneficia a saúde da mãe e do bebê no longo prazo.


Os benefícios de perder peso antes de formar sua família


Diante deste cenário, o emagrecimento pode ser uma alternativa fácil e acessível para quem deseja reduzir o risco de complicações na gestação. Enquanto estudos recentes não correlacionam perder peso com o aumento da facilidade para engravidar, outras pesquisas indicam que mulheres com sobrepeso melhoram as chances ao perderem alguns quilos.

“Perder peso antes de engravidar ajuda a conceber”, afirma a Professora Gordon, “além de ser mais saudável do que reduzir o peso durante a gravidez, uma prática não recomendada”.

Entretanto, como emagrecer está relacionado ao aumento das chances de engravidar? Quando há excesso de peso, a mulher pode reduzir as chances de engravidar via tratamentos de fertilidade como a Fertilização in Vitro (FIV). Logo, perder peso ajuda na regulação do seu ciclo menstrual na normalização dos hormônios reprodutivos, impactando no controle da ovulação.

Quer outra vantagem de eliminar os quilos extras na pré-gravidez? “É possível que bebês e crianças sejam mais saudáveis", afirma Gordon. "Pesquisas apontam que, mães com um IMC acima de 25 dobram as chances de terem um bebê grande, aumentando as complicações no parto e obesidade na infância”.


Como perder peso na fase da pré-gravidez?


Em resumo, para quem considera o emagrecimento uma alternativa saudável neste período, escolher um plano de perda de peso que ajuda a emagrecer e nutre seu corpo com saúde e bem-estar faz a diferença, pois o seu corpo se prepara para uma gravidez.

De acordo com a Organização australiana ‘Jean Hailes for Women’s Health’ (Jean Hailes para a Saúde da Mulher), nas semanas e meses antecedentes a gestação, uma dieta específica para o período pré-concepcional deve ser baseada em alimentos integrais, não processados com uma média de sete porções de vegetais com cores variadas e duas ou três porções de frutas diárias. Também vale incluir uma fonte de proteína como peixe, ovos, carne magra ou frango, legumes, castanhas ou nozes.

Quanto aos carboidratos, prefira os cereais, pães, arroz, macarrão na versão integral, importantes fontes de nutrientes e opte por produtos com baixo teor de gordura e óleos saudáveis.


Por que a dieta é importante antes de engravidar?


Outro fator principal para ter uma dieta balanceada, com escolhas saudáveis sem excluir grupos alimentares importantes no período pré-gravidez: cada nutriente desempenha um papel fundamental tanto na concepção, quanto no período gestacional, desde antioxidantes e zinco até a vitamina B, ácidos graxos ômega-3, ferro, cálcio e colina – e, ácido fólico e iodo.

Porém, há um problema, embora o ácido fólico e iodo sejam recomendações essenciais em formato de suplementos, estudos indicam que muitas mulheres possuem a falta de vitaminas B12, D, ferro, cálcio e colina, magnésio e ômega-3 em idade fértil, devido ao baixo consumo destes nutrientes em sua alimentação. Portanto, realizar uma dieta restritiva de emagrecimento diante dessa carência de nutrientes pioraria a situação.


O VigilantesdoPeso atende suas necessidades


A boa notícia, o programa VigilantesdoPeso baseia-se numa dieta composta por alimentos integrais, não processados de todos os cinco principais grupos alimentares, para garantir uma riqueza nutricional em todas suas refeições.

Para quem quer emagrecer, o nosso sistema de Pontos calcula os componentes nutricionais das refeições, totalmente adaptado a partir da sua idade, altura e sexo. Você pode perder peso na pré-gravidez com facilidade e bem-estar.