Dicas E Artigos

Gerenciando seus níveis de açúcar no sangue

Controlar o nível de açúcar no sangue é muito importante para quem vive com diabetes
Publicado 7 de Março, 2023

Além da prática de atividade física e boas noites de sono, pessoas que vivem com diabetes devem estabelecer uma alimentação rica. Alimentos com fibras, proteínas e gorduras boas como grãos integrais, leguminosas, carnes magras, aves e peixes no geral, ajudam a manter um nível de açúcar no sangue controlado.

Caso o seu nível de açúcar no sangue permaneça muito alto por um longo período, você aumenta as chances de prejudicar diferentes partes do corpo, incluindo coração, nervos, rins, olhos e pés. Entender o que afeta os níveis de açúcar no sangue e aprender sobre monitoramento e controle ajuda a reduzir os riscos de maiores complicações a longo prazo.

O que pode afetar o nível de açúcar no sangue?

Os níveis de açúcar no sangue são afetados diretamente pelos tipos de alimentos ingeridos. Carboidratos são moléculas quebradas no seu sistema digestivo que entram na corrente sanguínea, compostos por amidos, açúcar e fibras. Alguns exemplos de alimentos que contém amido: pão, massa e açúcar branco, incluindo bolos e doces.

Tanto os amidos quanto os açúcares causam um pico de insulina no sangue, embora este efeito varie de acordo com os tipos de comida que você consome diariamente. Alguns alimentos levam mais tempo para atingir o pico de insulina no sangue como no caso de pães e massas integrais. Outros causam um pico de insulina rápido e acelerado no sangue, seguidos de um declínio acentuado (neste caso, quando consumimos bolos e doces).

Como monitorar os níveis de açúcar na corrente sanguínea?

Há duas formas de se medir o controle de açúcar no sangue:

  1. Um teste de picada no dedo mostra imediatamente o nível de açúcar no sangue. Por exemplo, quero saber se o meu nível de açúcar no sangue está alto (hiperglicemia) ou baixo (hipoglicemia).
  2. Um exame de sangue chamado hemoglobina glicada, também conhecido como HbA1c ou A1C, ajuda a saber como as suas mudanças de hábitos alimentares afetam os níveis de insulina no sangue no decorrer dos anos e facilita o controle do diabetes.

A hemoglobina glicada (HbA1c) é um exame de sangue solicitado pelo médico para mensurar o índice glicêmico no organismo, ou seja, os níveis de açúcar presentes no sangue a longo prazo. ‘Hb’ significa hemoglobina, a parte dos glóbulos vermelhos responsável pela cor. Quando o açúcar entra na corrente sanguínea, ele é pegajoso e se conecta a esta molécula. Os glóbulos vermelhos vivem cerca de três meses, então podemos medir o quanto de açúcar ficou grudado na hemoglobina ao longo de sua vida. Esse teste é uma forma confiável para obter uma visão a longo prazo do quão controlado estão os açúcares no sangue.

Adultos com diabetes do tipo 2 devem realizar esse exame regularmente, num período entre 3 e 6 meses. Logo, o seu médico trabalhará para chegar a uma meta individualizada para o seu caso, um objetivo alcançável, mas que não traga impactos ou prejuízos a sua qualidade de vida. Adultos geralmente são encorajados a alcançar uma HbA1c de 48-52mmol/mol (ou 6,5-7%), um nível seguro para evitar complicações para sua saúde no futuro. Porém, para cada caso há uma avaliação e diagnóstico clínico.

Alimentação balanceada, estilo de vida e medicamentos específicos para cada caso podem ajudar no controle do HbA1c e a reduzir os riscos de complicações futuras. Outra forma consiste no emagrecimento sustentável, pois a quantidade de gordura corporal influencia na resistência insulínica. Aprender a fazer escolhas mais saudáveis e ter uma variedade de alimentos contribui para a perda de peso e uma vida com bem-estar.

O que é o teste da picada no dedo?

O teste da picada no dedo é um aparelho que monitora o nível de açúcar no sangue, um método rápido e fácil de se fazer em casa. Através de uma pequena picada no dedo, se obtém uma gota de sangue que se aplica a uma tira de teste. O monitor de glicose no sangue é a máquina responsável por ler a tira de teste e fornecer um resultado instantâneo. Esse resultado ajuda a ter uma noção daquele momento e não reflete o controle a longo prazo.

Quem precisa se automonitorar usando um monitor de glicose?

Não há necessidade de medir diariamente o seu nível de açúcar no sangue (glicose) usando o monitor, a menos que:

  • Faça tratamento com insulina;
  • Corra o risco de possuir baixos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia);
  • Planeje uma gravidez ou seja gestante.

Se você precisa iniciar o monitoramento do nível de açúcar no sangue, um profissional da saúde pode avaliar e fazer o diagnóstico adequado para definir metas personalizadas e estipular horários específicos para se medir. O programa VigilantesdoPeso pode te ajudar a mudar hábitos alimentares, fazendo escolhas mais saudáveis no dia-a-dia. Você pode perder peso de forma sustentável e a longo prazo, sem prejudicar sua saúde.