Foto de Torta Clássica de Cereja por WW

Torta Clássica de Cereja

5
Tempo Total
1 h 10 min
Preparo
25 min
Cozimento
45 min
Porções
10
Dificuldade
Moderado

Ingredientes

sagu

3 C.S.

farinha de trigo

1½ xíc.

sal

¼ c.c.

óleo de canola

3 C.S.

manteiga sem sal

2 C.S., gelada, cortada em pedaços

água

¼ xíc., gelada

vinagre de maçã

1 c.c.

cereja

4 xíc., picadas

açúcar

½ xíc.

suco de limão

1 C.S.

sal

1 pitada(s)

leite semidesnatado

1 C.S.

açúcar cristal

1 C.S.

Instruções

  1. Preaqueça o forno a 190° C. Em uma tigela, junte o sagu com ½ xíc. de água quente para amolecer enquanto prepara a receita.
  2. Para fazer a base, pulse no processador: a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Acrescente o óleo e a manteiga e pulse até que a mistura apresente grumos pequenos. Numa tigela à parte, misture a água gelada com o vinagre. Junte aos ingredientes anteriores, pulsando para misturar e formar uma massa homogênea. Divida a massa em duas partes, sendo uma ligeiramente maior do que a outra.
  3. Em uma superfície plana polvilhada, abra a parte maior da massa em um círculo de 30 cm. Forre uma forma redonda de 22 cm deixando parte para fora da borda. Abra a outra massa como um retângulo de 17 x 23 cm. Corte em tiras de 1,5 cm.
  4. Faça o recheio. Numa tigela, junte as cerejas, ½ xíc. do açúcar, o sagu escorrido, o suco de limão e o sal. Misture e transfira para a base da forma com a crosta. Entrelace as tiras cortadas formando uma rede por cima do recheio.
  5. Dobre as bordas para dentro da base junto com as pontas das tiras. Pincele a massa com o leite. Salpique o açúcar cristal. Asse por 45 a 50 minutos, até que a base fique dourada e o recheio borbulhe. Deixe esfriar em temperatura ambiente por cerca de 3 horas antes de servir.
  6. Porção: 1 fatia.

Observações

Se as cerejas frescas estiverem fora da safra, substitua por cerejas congeladas sem açúcar.