Foto de Quinoa ao Curry com Frutas Secas e Hortelã por WW

Quinoa ao Curry com Frutas Secas e Hortelã

8
Tempo Total
42 min
Preparo
20 min
Cozimento
22 min
Porções
4
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

quinoa crua

1 xíc.

Caldo de legumes

2 xíc.

curry em pó

1 C.S.

canela em pó

½ c.c.

sal

½ c.c.

vagem

250 g, limpa e fatiada

azeite de oliva

2 c.c.

aipo (salsão)

½ xíc., fatiado

cebola-roxa

1 unid., picada

cranberry desidratada

½ xíc., picada

Nozes, partidas

¼ xíc.

hortelã fresca

¼ xíc., picada

cebolinha

4 unid., picada

raspas de limão-siciliano

1 c.c.

suco de limão-siciliano

2 C.S.

Instruções

  1. Coloque a quinoa numa peneira, passe em água fria corrente e escorra. Numa panela média, junte a quinoa, o caldo de legumes, o curry, a canela e o sal. Leve a ferver. Reduza o fogo, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos, até que todo o líquido seja absorvido. Remova a panela do fogo e reserve.
  2. Enquanto isso, coloque a água do cozimento em uma frigideira média, até a altura de 2 cm, e acrescente a vagem. Cozinhe, com a frigideira tampada, por 5 a 7 minutos, até que a vagem amacie. Escorra para um coador e passe em água fria corrente para cortar o cozimento. Escorra novamente. Transfira para uma tigela grande de servir. Seque a frigideira.
  3. Aqueça o azeite na frigideira em fogo médio. Acrescente o aipo e a cebola; cozinhe por 5 minutos, até que amaciem um pouco. Transfira para a tigela com as vagens e acrescente a quinoa, as frutas secas, o pistache, a hortelã, a cebolinha-verde, as raspas e o suco de limão. Misture tudo muito bem.
  4. Porção: aprox. 1 xíc.

Observações

Os antigos Incas se referiam à quinoa como “grão-mãe”. Ela é considerada um alimento completo por conter todos os aminoácidos essenciais.