Foto de Pudim de Pão com Abóbora e Damasco por WW

Pudim de Pão com Abóbora e Damasco

7
Tempo Total
1 h 50 min
Preparo
30 min
Cozimento
1 h 20 min
Porções
12
Dificuldade
Moderado

Ingredientes

leite desnatado

1½ xíc.

creme de leite light

1½ xíc.

ovo cru

2 unid.

clara de ovo

4 unid.

açúcar mascavo

½ xíc.

canela em pó

1 c.c.

noz-moscada ralada

¼ c.c.

sal

¼ c.c.

Purê de abóbora

1 xíc.

pão francês integral

480 g, dormido cortado em pedaços

damasco seco

½ xíc., picado

noz-pecã

½ xíc., picada, picada

Instruções

  1. Numa panela média em fogo alto, ferva o leite e o creme de leite. Em seguida, desligue o fogo.
  2. Numa tigela média, bata os ovos com as claras, acrescente o açúcar, a canela, a noz-moscada e o sal. Aos poucos, acrescente a mistura quente do leite, batendo constantemente.
  3. Retorne com a mistura à panela do leite e aqueça em fogo médio. Cozinhe por 5 minutos, mexendo até que o creme engrosse. Peneire a mistura numa tigela. Acrescente o purê de abóbora e a baunilha. Acrescente o damasco e misture delicadamente. Deixe descansar por 20 minutos.
  4. Enquanto isso, preaqueça o forno a 160° C. Unte 12 tigelas de louça tipo ramequim com capacidade de 180 ml ou use um recipiente refratário untado com óleo em spray.
  5. Divida o pudim nos ramequins e salpique as nozes. Arrume os ramequins numa forma grande. Acrescente água quente até metade da altura das tigelas. Cubra com papel alumínio bem esticado. Asse por 20 minutos (se usar o refratário, asse por 1 hora). Retire o papel alumínio e asse por mais 5-15 minutos. Teste a consistência espetando uma faca no pudim até que esta saia limpa. Sirva morno ou em temperatura ambiente.
  6. Porção: 1/12 de pudim.

Observações

Experimente variar a fruta seca. Substitua o damasco por ameixa, tâmara, passas ou figo seco na mesma quantidade (pode alterar o valor de ProPontos).