Foto de Folheado de Espinafre e Ricota por WW

Folheado de Espinafre e Ricota

6
Tempo Total
1 h
Preparo
15 min
Cozimento
45 min
Porções
6
Dificuldade
Moderado

Ingredientes

azeite de oliva

2 c.c.

cebola

1 unid., fatiada finamente

espinafre

500 g, somente folhas pequenas

ricota

½ xíc.

cebolinha

½ xíc.

queijo feta

¼ xíc., esfarelado, esfarelado

hortelã fresca

5 C.S., picada

sal

¼ c.c.

massa folhada

4 folha(s)

Instruções

  1. Preaqueça o forno a 190° C. Unte um tabuleiro grande com óleo em spray.
  2. Aqueça o azeite numa frigideira antiaderente grande em fogo médio. Acrescente a cebola e cozinhe por 8 minutos, até amolecer. Acrescente o espinafre aos poucos e cozinhe por 3−4 minutos, mexendo constantemente, até que o espinafre murche e o líquido evapore. Transfira para uma tigela grande e aguarde esfriar um pouco. Acrescente a ricota, a cebolinha verde, o queijo, o endro, a hortelã e o sal. Misture tudo.
  3. Numa superfície plana, abra uma folha da massa folheada na horizontal e unte com óleo em spray. Mantenha as demais folhas cobertas com um pano úmido ou um plástico para evitar que ressequem. Continue abrindo as folhas, untando e arrumando em camadas sobrepostas.
  4. Espalhe o espinafre cozido sobre toda a massa, deixando 5 cm das bordas. Enrole a massa delicadamente no sentido horizontal sobre o próprio recheio, formando um rolo comprido. Cuidado para não apertar muito a massa, pois pode rasgar.
  5. Coloque o rolo no tabuleiro reservado com a abertura para baixo e unte com óleo em spray. Faça cinco talhos superficiais na massa a uma distância de 3 cm. Asse por cerca de 35 minutos, até que o recheio fique quente e a massa levemente dourada.
  6. Retire do forno e aguarde esfriar por 15 minutos em temperatura ambiente. Sirva morno ou completamente frio. Divida em 6 partes.
  7. Porção: 1/6 do folheado.

Observações

Sirva o folheado de espinafre com uma salada de tomate e pepino fatiados, temperada com salsa fresca, suco de limão, sal e pimenta.

Você mais feliz e saudável