Foto de Cheesecake de Limão com Calda de Mirtilo por WW

Cheesecake de Limão com Calda de Mirtilo

7
Tempo Total
5 h 45 min
Preparo
30 min
Cozimento
1 h 15 min
Porções
16
Dificuldade
Moderado
Recomendamos assar alguns bolos e tortas somente até ficarem com o centro ainda mole porque eles continuam assando depois que desligamos o forno e, assim, não ficam duros demais depois que esfriam.

Ingredientes

biscoito de leite

200 g, triturados

manteiga sem sal

2 C.S., derretida

creme azedo (sour cream)

2 xíc.

cream cheese light

2¼ xíc.

açúcar

1¼ xíc.

ovo cru

2 unid.

clara de ovo

2 unid.

raspas de limão-siciliano

1 c.c.

essência de baunilha

1½ c.c.

amido de milho

1 C.S.

água

1 C.S.

mirtilo

3 xíc.

suco de limão

1 C.S.

Instruções

  1. Preaqueça o forno a 180 °C. Unte com óleo em spray uma forma redonda de 22 cm com o fundo e o aro removíveis.
  2. Faça a massa do cheesecake. Coloque o biscoito triturado em uma tigela pequena e adicione a manteiga derretida. Com os dedos, misture para formar uma farofa úmida. Espalhe na forma preparada, pressionando para cobrir o fundo e as bordas até a metade. Asse por 8 a 10 minutos, até ficar dourada; deixe esfriar na temperatura ambiente.
  3. Com um batedor elétrico, em velocidade média, bata o creme azedo com o cream cheese, até ficar macio. Adicione 1 xíc. de açúcar, os ovos, as claras, as raspas do limão e a essência de baunilha. Bata até ficar homogêneo. Transfira para a base assada na forma.
  4. Reduza a temperatura do forno para 160 °C. Asse o cheesecake por 1 hora, até que o recheio fique firme nas bordas e com leve movimento no centro. Desligue o forno e mantenha o cheesecake dentro por 1 hora direto, até esfriar. Refrigere, sem cobrir, por 3 horas, ou deixe de pernoite até gelar.
  5. Faça a calda de mirtilo. Numa panela média, misture o restante do açúcar com o amido de milho e a água. Acrescente os mirtilos e leve ao fogo médio. Cozinhe por 5 minutos, mexendo, até que os mirtilos soltem os sucos e a calda comece a ferver e engrossar. Retire a panela do fogo e acrescente o suco de limão. Transfira a calda para uma tigela e refrigere até gelar. Sirva sobre o cheesecake cortado em 16 fatias.
  6. Porção: 1 fatia de cheesecake e 2 C.S. de calda.

Observações

Faça em casa o creme azedo (ou sour cream). Numa tigela, bata, com um batedor elétrico (mixer), 2 xíc. de queijo cottage light, até ficar cremoso. Adicione de 1 C.S. de suco de limão. Mantenha na geladeira. Rende o suficiente para usar na receita.