Foto de Torta de Maçã com Frutas Secas por WW

Torta de Maçã com Frutas Secas

9
8
8
Valor de PontosSmart por porção
Tempo Total
2 h 10 min
Preparo
1 h
Cozimento
1 h 10 min
Porções
12
Dificuldade
Moderado

Ingredientes

Farinha de trigo integral

2 xíc.

Açúcar cristal

xíc.

Sal

½ c.c.

Óleo de canola

¼ xíc.

Manteiga

2 C.S., gelada, cortada em pedaços

Água

4 C.S.

Ovo cru

1 unid., batido levemente para pincelar

Maçã

2 unid. grande(s), descascadas, sem miolo e picadas

Damasco seco

½ xíc., picado

Ameixa seca

½ xíc., picada

Suco de laranja

½ xíc.

Água

¼ xíc.

Açúcar de confeiteiro

½ xíc.

Leite desnatado

2½ c.c.

Amêndoas laminadas

2 C.S.

Instruções

  1. Faça a massa. Num processador de alimentos, junte a farinha, 1 C.S. de açúcar e o sal e pulse até misturar. Adicione o óleo e a manteiga e pulse várias vezes para esfarelar e formar uma farofa umedecida. Adicione 4 C.S. da água e bata para unir a massa, até formar uma bola. (Se necessário, adicione mais 1 C.S. de água). Raspe a massa grudada na lâmina e transfira tudo para um pedaço de filme de PVC , embrulhando por completo. Refrigere por 30 minutos até firmar, ou de um dia para outro.
  2. Faça o recheio. Numa panela média, misture as maçãs, os damascos, as ameixas, o suco, a água e o restante do açúcar. Leve ao fogo para ferver. Reduza o fogo e cozinhe com a panela parcialmente coberta, mexendo de vez em quando, durante 20 minutos, até as frutas amolecerem e formarem uma calda espessa. Retire a panela do fogo e aguarde esfriar por 15 minutos.
  3. Enquanto isso, preaqueça o forno a 190 °C. Unte uma forma retangular baixa com óleo em spray.
  4. Polvilhe uma superfície plana com farinha de trigo. Abra a massa com um rolo, formando um retângulo de 30X40 cm. Se necessário, sove-a para amaciar. Transfira a massa para a forma preparada, mantendo a forma na horizontal. Espalhe o recheio ao longo da massa, deixando 1/3 da borda inferior livre. Com cuidado, dobre a borda livre sobre o recheio e pressione as bordas com um garfo para selar. Pincele a torta com o ovo. Faça 6 cortes leves na superfície, na diagonal.
  5. Asse por 45-50 minutos, até a massa ficar dourada. Deixe esfriar completamente na forma, na temperatura ambiente.
  6. Faça a cobertura. Numa tigela pequena, misture o açúcar com o leite, até dissolver. Regue a torta e salpique as amêndoas. Aguarde o glacê endurecer antes de cortar em 12 fatias.
  7. Porção: 1 fatia.