Salmão crocante com lentilhas à francesa

11
1
1
Valor de PontosSmart por porção
Tempo Total
1 h 15 min
Preparo
20 min
Cozimento
55 min
Porções
6
Dificuldade
Moderado

Ingredientes

Salmão cru

600 g, (6 filés de 100 g)

Cebola

1½ xíc., picada

Cenoura

½ xíc., cortada em cubos

Sal

1½ c.c.

Alho

2 c.c., amassado

Folha de louro

1 folha(s)

Alecrim fresco

1 c.c., amassado

Tomilho fresco

1 c.c., amassado

Lentilha crua

2 xíc.

Azeite de oliva

2 C.S.

Pimenta-do-reino preta moída

¼ c.c.

Instruções

  1. Em uma panela média, adicione 1 C.S. de azeite e aqueça sobre fogo médio. Adicione a 1 xíc. de cebola, a cenoura e ½ c.c. de sal. Cozinhe, mexendo com frequência, até que estejam macios, por 7-8 minutos. Adicione o alho, a folha de louro, o alecrim e o tomilho. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 1 minuto. Adicione a lentilha e cubra com água. Deixe ferver e cozinhe, sem tampa, mexendo ocasionalmente, até que as lentilhas estejam macias e a água absorvida, 10-15 minutos. Retire do fogo e tampe para manter aquecido.
  2. Enquanto cozinha as lentilhas, em uma tigela pequena, misture o restante da cebola, do azeite, ¼ de c.c. de sal e ¼ de c.c. da pimenta. Reserve.
  3. Pré-aqueça o forno a 200 °C. Em um tabuleiro grande, forre papel alumínio, o suficiente para cobrir os filés de salmão, e borrife óleo em spray. Tempere os filés de salmão com o restante do sal e da pimenta (ou à gosto). Coloque-os no tabuleiro e regue com a mistura de azeite. Leve ao forno e asse por cerca de 30 minutos. Abra o papel alumínio nos 10 minutos finais para dourar o salmão. Retire do forno e espere esfriar um pouco.
  4. Sirva o salmão acompanhado da lentilha. Rende 1 filé de salmão com 1 xíc. de lentilha por pessoa.