Foto de Salada de Beterraba Tostada com Pistache e Gorgonzola por WW

Salada de Beterraba Tostada com Pistache e Gorgonzola

3
3
3
Valor de PontosSmart por porção
Tempo Total
1 h 10 min
Preparo
20 min
Cozimento
50 min
Porções
4
Dificuldade
Moderado

Ingredientes

Beterraba

4 unid. peq., sem casca

Vinagre tinto

¼ xíc.

Tomilho fresco

4 ramo(s)

Tomilho desidratado

½ c.c.

Folha de louro

2 folha(s)

Sal

½ c.c.

Pimenta-do-reino preta moída

½ c.c.

Cebola

1 C.S., picada

Azeite de oliva

2 c.c.

Água

1 c.c.

Mix de folhas baby

5 xíc.

Pistache assado sem casca

¼ xíc., picado

Queijo gorgonzola

¼ xíc., esfarelado

Instruções

  1. Numa panela média, acrescente as beterrabas e adicione ¼ de xíc. de vinagre, os galhos de tomilho, as folhas de louro e a metade do sal e da pimenta. Adicione água fria, cobrindo 2 cm das beterrabas, e aguarde ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 35-40 minutos, até que, ao enfiar um garfo ou palito, estejam macias. Escorra e deixe esfriar levemente. Descarte o tomilho e o louro.
  2. Enquanto isso, faça o molho. Numa tigela grande, junte a cebola, o azeite, a água, as folhas de tomilho e o restante do sal e da pimenta. Misture até que fique homogêneo.
  3. Corte os cabos e o fundo das beterrabas. Arrume uma beterraba por vez entre duas folhas de papel-manteiga e, delicadamente, pressione com as mãos para achatá-la parcialmente, mas mantendo-a intacta.
  4. Aqueça uma frigideira de ferro grande e canelada em fogo alto, até que fique bem quente. Unte levemente as beterrabas com óleo em spray. Distribua-as na frigideira e cozinhe por 5 minutos, virando com uma espátula com cuidado para tostar nos dois lados. Transfira as beterrabas para um recipiente.
  5. Adicione o mix de folhas à tigela com molho e misture para cobrir. Divida as folhas entre os pratos de servir. Arrume por cima uma beterraba e salpique os pistaches e o queijo gorgonzola.
  6. Porção: 1 porção de salada.

Observações

Cozinhar as beterrabas inteiras, com casca, e tostá-las numa frigideira de ferro quente até que fiquem chamuscadas faz com que fiquem deliciosas e crocantes.