Foto de Pão com Azeitona e Alecrim por WW

Pão com Azeitona e Alecrim

4
4
4
Valor de PontosSmart por porção
Tempo Total
0 min
Porções
12
Dificuldade
Moderado

Ingredientes

Água

1¼ xíc., morna

Açúcar mascavo

1 C.S.

Fermento biológico em tablete

1 unid.

Azeite de oliva

1 C.S.

Farinha de trigo

2 xíc.

Farinha de trigo integral

1¼ xíc.

Sal

1 c.c.

Azeitona preta em conserva, pequena

20 unid., sem caroço, picadas

Alecrim fresco

2 C.S.

Óleo em spray

1 spray(s), completo

Gema de ovo

1 unid., batida

Pimenta-do-reino preta moída

¼ c.c.

Instruções

  1. Dissolva o açúcar na água morna. Salpique o fermento e deixe espumar por 5 minutos. Adicione o azeite e reserve.
  2. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo e o sal. Acrescente a mistura do fermento e, com uma colher de pau, misture até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada. Mexa durante 10 minutos até que a massa fique macia e elástica.
  3. Unte uma tigela limpa com o óleo spray e coloque a massa. Coloque a massa dentro de um saco plástico, amarre e guarde em um local morno (dentro do forno desligado ou de um armário, por exemplo) por aproximadamente 1h30min, até que a massa dobre de tamanho.
  4. Polvilhe uma assadeira grande com farinha de trigo. Sove a massa na tigela para reduzir o volume e transfira novamente para uma superfície lisa e enfarinhada, sovando mais 10 vezes. Misture o alecrim e as azeitonas. Modele um pão de 15cm de diâmetro e transfira para a assadeira. Cubra e deixe crescer por mais 30 minutos.
  5. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C. Pincele a gema batida sobre o pão e salpique a pimenta. Com uma faca, faça talhos rasos na superfície do pão. Asse por 40 a 45 minutos até que a massa fique dourada e pão soe oco ao se bater nele. Retire da assadeira, transfira para uma grade e deixe esfriar completamente.
  6. Porção: 1 fatia