Foto de Cozido de Carne com Legumes e Alho Assado por WW

Cozido de Carne com Legumes e Alho Assado

10
10
7
Valor de PontosSmart por porção
Tempo Total
1 h 15 min
Preparo
20 min
Cozimento
55 min
Porções
6
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

Alho

2 cabeça(s)

Farinha de trigo

2 C.S.

Peito bovino sem gordura cru

500 g

Sal

½ c.c.

Pimenta-do-reino preta moída

¼ c.c.

Cebola

2 unid.

Cenoura-baby

12 unid., ou comuns em fatias grossas

Batata-baroa crua

2 unid., descascadas, em cubos

Batata bolinha crua

250 g, cortadas ao meio

Caldo de carne, zero gordura

2 xíc.

Tomilho fresco

3 ramo(s)

Ervilha congelada cozida

½ xíc.

Salsa fresca

2 C.S.

Instruções

  1. Preaqueça o forno a 200° C. Embrulhe as cabeças de alho em papel alumínio e asse por 50 a 60 minutos, até amolecer. Espere esfriar na temperatura ambiente. Solte os dentes, descasque e reserve.
  2. Enquanto isso, espalhe a farinha de trigo em uma folha de papel manteiga ou prato fundo. Salpique o sal e a pimenta na carne e passe os cubos na farinha para cobrir. Sacuda para retirar o excesso. Reserve o restante da farinha.
  3. Unte uma panela de fundo grosso com óleo em spray e aqueça em fogo alto. Cozinhe a carne, mexendo por cerca de 6 minutos, até dourar por igual. Transfira para um prato. Coloque as cebolas na panela e cozinhe por cerca de 5 minutos, até amolecer. Acrescente as cenouras, as pastinacas, as batatas, o caldo e o tomilho. Aguarde levantar fervura, reduza para fogo médio e cozinhe por 15 minutos, até que os legumes amoleçam.
  4. Retorne a carne à panela com o líquido formado e junte os dentes de alho. Retire 2 ou 3 C.S. do caldo para uma tigela pequena. Dissolva a farinha de trigo, mexa e coloque na panela. Mexa constantemente para misturar por 1a 2 minutos, até que o caldo ferva e engrosse. Acrescente as ervilhas e ferva por 1 minuto. Salpique a salsa antes de servir.
  5. Porção: 1 3/4 de xíc.

Observações

Sirva o cozido com salada crua ao limão: misture 3 xíc. de repolho cortado fino, 1 xíc. de cenouras raladas grossas, ¼ de xíc. de salsa fresca picada e tempere com suco de limão, sal e pimenta a gosto.