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Saladas bem pensadas

Como encher o prato de salada e sabor, sem ultrapassar sua cota diária

É tanto alface e verde e basicamente só coisa saudável que, poxa, que mal pode fazer um punhado de croutons, um queijo ralado e um bom molho... Não é? Essa quantidade enorme de Alimentos Plenos tem que ser levada em consideração!

Tudo bem que quanto mais legumes e verduras, melhor. Mas você não vai querer desperdiçar seus esforços com um monte de complementos ultracalóricos, vai?

Embarcando no verde do jeito certo

Seja no supermercado ou no restaurante, você vai se deparar com as mais tentadoras opções de acréscimos para o bom e velho alface com tomate. Antes de se deixar levar por tudo que encontrar pela frente, pare um pouco e pense: o que o atrai mais? Afinal, você quer que a sua salada seja deliciosa e cheia de ingredientes de dar água na boca.

A dica é limitar os alimentos mais extravagantes (croutons, queijos gordos, frutos secos, uvas-passas) e carregar nos de ZeroPontos (legumes e verduras). Reflita e diferencie aqueles que realmente valem a pena para você.

Dicas para sua salada personalizada

  1. Incremente a base. Alfaces crespa e romana são só o começo. Experimente acrescentar outras folhas, como endívia, acelga, escarola ou rúcula, para dar uma variada e uma enriquecida no sabor. Se preferir, complete com um punhado generoso de ervas aromáticas frescas.
  2. Reduza as gorduras. Hoje em dia é fácil encontrar queijos e molhos em versões mais light que são praticamente tão gostosas quanto as originais.
  3. Ponha a faca para trabalhar. Se for incluir ingredientes com muitas unidades ProPontos (azeitonas, nozes, amêndoas, queijo, bacon), corte tudo bem pequeno, para que fiquem bem distribuídos por todo o prato de salada e assim deixem cada garfada com mais sabor.
  4. Damascos secos e uvas-passas dão um bom toque doce a saladas mas, devido ao açúcar concentrado que contêm, trazem mais ProPontos para o seu prato. Experimente frutas frescas, como morango, melão ou tangerina em gomos.
  5. Varie na proteína. Na hora de acrescentar uma proteína, você vai direto para o frango grelhado ou o ovo de codorna? Experimente fatias finas de rosbife ou peito de peru.
  6. Ouse no tempero. Esbanje sabor com um azeite aromatizado com ervas ou um vinagre balsâmico de boa qualidade. Podem ser usados puros sobre a salada ou como base para molhos caseiros.
  7. Não precisa ser sempre cru. Cenoura, abobrinha e pimentões grelhados ficam incríveis na salada, seja quente ou fria. Em casa, é também uma ótima forma de aproveitar pedaços que sobraram de algum outro prato que você preparou esses dias.