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Guia definitivo para alcançar sua meta

Use esse passo-a-passo para planejar sua alimentação da semana

Começar um programa de reeducação alimentar é mais ou menos como o primeiro dia de escola: tudo é novo e você está animado, nervoso e sobrecarregado. É aí que ter um planejamento da sua alimentação à mão pode ajudar.

Mapear suas refeições pode ser útil ao mostrar a direção certa, manter você na linha e até poupar tempo na hora de comprar os ingredientes e montar os pratos.

É mais fácil do que você imagina! Aqui está tudo o que você precisa saber em apenas 5 passos:

1. Escolha o método

A primeira coisa é decidir como planejar suas refeições da semana. Você pode escolher ser high-tech, com planilhas no computador e celular. Ou “das antigas”, usando o bom e velho caderno. Não importa sua preferência, desde que seja fácil de usar.

2. Faça os cálculos

Refeições regulares ao longo do dia vão evitar que você fique com muita fome em determinado horário. Para ter certeza de que está comendo a quantidade certa na hora certa, divida seus ProPontos diários entre as refeições e lanches. Digamos que sua Cota Diária é de 30 ProPontos. Você pode querer usar 7 no café da manhã, 10 no almoço, 7 no jantar e dividir os 6 ProPontos restantes em lanches ao longo do dia. Priorize sempre os alimentos zero ProPontos para preencher qualquer lacuna que aparecer.

3. Planeje momentos de tolerância

Isso também ajuda no planejamento da próxima semana. Seus planos incluem um jantar fora, um happy hour com os amigos ou um churrasco no domingo? A beleza dos ProPontos é que o programa te permite ser flexível para gastar sua Cota Diária da maneira que você achar melhor. Seja para tomar uma taça de vinho no jantar ou comer uma fatia de bolo de aniversário, usar seus ProPontos Extras torna mais fácil para você se manter dentro da Cota Diária.

4. Monte um menu

Agora que você sabe quantos ProPontos vai destinar para cada refeição, é hora de decidir o que vai comer em cada uma delas. Algumas pessoas não se importam de comer as mesmas coisas todos os dias, outras preferem variar o cardápio. Então preencha exatamente o que você pensa para cada dia e momento. Considere o lugar onde vai estar quando for fazer sua refeição e não esqueça das bebidas – se você for beber alguma coisa que não seja água, veja como vai conseguir encaixar dentro da sua Cota Diária. Por último, pense nos dias em que terá que comer fora e – se possível – pesquise os cardápios de restaurantes locais e já decida o que vai pedir antecipadamente.

5. Mantenha o equilíbrio

Certifique-se de que cada refeição contenha alimentos de todos os grupos para te ajudar a se manter saciado ao longo do dia – frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras. Além da saciedade, esses alimentos trazem benefícios que vão além da perda de peso.

Grãos integrais, frutas, legumes e verduras são cheios de vitaminas, minerais e fitonutrientes, além de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e a saúde em geral. Inclua pelo menos uma porção desses alimentos em cada refeição ou lanche.

As proteínas têm a função de construir músculos, ossos, hormônios e anticorpos. Escolha as mais magras, como frango, peixes, ovos, tofu, feijões e leite ou iogurte desnatados. Inclua pelo menos uma porção de proteína magra nas suas refeições e você vai ficar satisfeito e garantir sua necessidade diária.

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