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Em contato com a natureza

Passar um tempo ao ar livre vai fazer muito por você.

Já reparou como o seu humor e nível de energia automaticamente melhoram quando você está cercado por verde? Nossa saúde psicológica é afetada pelo que há em volta, por isso nos sentimos mais confortáveis ​​quando estamos em um ambiente natural e aberto.

Especialistas da Universidade Deakin, na Austrália, descobriram que a natureza pode reduzir níveis de estresse, raiva, medo, ansiedade e frustração. Além disso, ainda pode causar melhora na forma como as pessoas lidam com situações no dia a dia.

Benefícios físicos

Gastar um tempo ao ar livre também faz maravilhas para a sua saúde física. Pesquisas demonstram que os "espaços verdes" podem ajudar a evitar desde acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e diabetes, até mesmo câncer, melhorando o funcionamento do sistema imunológico. Visitar um parque cheio de árvores por apenas 30 minutos por semana está ligado a um menor risco de pressão arterial elevada. E mais: só de olhar a natureza, seja pela janela ou em um protetor de tela ou quadro, algumas regiões cerebrais que controlam o foco e a atenção ficam mais ativas.

Além disso, necessitamos de vitamina D. Então use protetor solar, escolha os melhores horários – início da manhã e fim da tarde – e aproveite um banho de sol revigorante com frequência.

Leve uma vida mais verde

As seguintes estratégias simples irão ajudá-lo a obter uma dose diária de natureza - mesmo se você vive em um apartamento na cidade ou trabalha em ambiente fechado sete dias por semana.

1. Tenha sempre um vazo com plantas ao lado. Elas ajudam a limpar o ar e podem melhorar sua produtividade no trabalho, reduzir a incidência de doenças e aumentar o sentimento de satisfação.

2. Cerque-se de imagens positivas e calmantes. No fundo de tela do computador, no celular, porta-retratos, quadros, murais.

3. Gosta de animais de estimação, mas não quer grandes responsabilidades? Mantenha um peixinho dourado em sua mesa. Eles irradiam paz e suas cores podem ser estimulantes. Suas únicas tarefas serão alimentá-lo diariamente e limpar o aquário de tempos em tempos.

4. Plantar e cuidar de uma mini horta colorida é uma boa opção para cultivar alimentos frescos, passar um tempo com a família e ainda ficar em contato com a natureza em seu tempo livre.

5. Comprar flores cortadas frescas para embelezar sua casa tem o mesmo efeito dos vasos que você colocou no local de trabalho.

6. Quando estiver estressado, ouça por alguns minutos uma gravação com sons da natureza.

7. Organize um piquenique ou jantar ao ar livre no fim de semana.

8. Deite-se em uma rede na varanda para ler o jornal ou seu livro favorito.